Justiça

Desembargadora Maria do Socorro é eleita presidente do TJ-BA

Publicado em 20/11/2015, às 11h29   Rodrigo Daniel Silva (Twitter: @rodansilva)



A desembargadora Maria do Socorro foi eleita, nesta sexta-feira (20), em segundo turno, a nova presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Maria do Socorro recebeu 33 votos e comandará o tribunal no biênio 2016/2017.
O desembargador José Olegário Caldas ficou em segundo lugar, com 20 votos. Também disputaram a presidência do tribunal Ivete Caldas e Rosita Falcão. Um desembargador votou em branco.
Maria do Socorro foi a mais votada também no primeiro turno, com 27 votos, mas não conseguiu a maioria absoluta de 28 sufrágios. Neste turno, Olégario teve 17 e Rosita Falcão e Ivete Caldas cinco votos, cada uma.
Nova Mesa Diretora
Além da presidente, os desembargadores elegeram quatro componentes da Mesa Diretora do TJ-BA: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, corregedor-geral da Justiça e corregedor das comarcas do interior.
Com 39 votos, a desembargadora Maria da Purificação da Silva foi eleita 1º vice-presidente. A desembargadora Lícia de Castro Laranjeira Carvalho foi escolhida para o cargo de 2ª vice-presidente do TJBA com 48 votos. Ela declinou da possibilidade de ser eleita por aclamação e preferiu que fosse feita a contagem de votos.
Já o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim foi eleito corregedor-geral. Em disputa com a desembargadora Rosita de Almeida Maia, o desembargador recebeu 35 votos, contra 16 da desembargadora, e ganhou a eleição no 1º turno. Foram computados dois votos em branco e um nulo.
No último cargo em disputa – o da Corregedoria das Comarcas do Interior –, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende ganhou 32 votos, contra 22 do desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá.
Nova presidente 
A desembargadora Maria do Socorro nasceu na cidade de Coaraci, no interior da Bahia. Graduou-se em Direito, em 1978, pela Universidade Católica de Salvador. Ingressou na magistratura em 1982 e foi promovida a desembargadora em 2007. Já foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e atualmente integra a Seção Cível de Direito Público e a Terceira Câmara Cível.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp