Justiça

Universitários poderão atuar como voluntários na Justiça baiana

Publicado em 02/06/2015, às 23h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Estudantes de Direito que queiram conhecer de perto a rotina de trabalho do Judiciário baiano podem se inscrever no Programa de Serviço Voluntário. Eles atuarão nas unidades de 1ª instância de Salvador. A seleção será coordenada pelo diretor da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), Desembargador Jatahy Junior, e pela Corregedoria Geral de Justiça da Bahia, e os participantes serão certificados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As inscrições devem ser feitas no site cgjba.org.
Podem participar estudantes que estão cursando a partir do 3º semestre. O serviço voluntário terá duração máxima de 6 meses e carga horária mínima de duas horas por dia. As horas computadas contarão como atividade acadêmica extracurricular e serão certificadas pela Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ.
Os candidatos selecionados poderão atuar em varas do Direito como Cível e Consumidor, Família, Crime, Fazenda Pública e Violência contra a Mulher. Eles participarão de mutirões para a baixa e o arquivamento dos processos encerrados, juntada de petições e documentos e outras tarefas que irão colaborar impulsionando os processos judiciais e reduzindo o estoque de feitos.
Por ser voluntário, o estudante não será remunerado. No entanto, o desembargador Jatahy explica que o conhecimento e a experiência adquiridos serão de grande valia para o futuro profissional dos participantes. “Será uma grande oportunidade para os estudantes de direito, ainda no início do curso, de terem a primeira experiência prática, tendo contato direto não só com o processo físico e digital, mas também com a máquina do Poder Judiciário como um todo. A atividade levará o estudante, sem a menor dúvida, a ter um estágio enriquecedor e altamente proveitoso”, destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp