Coronavírus

Salvador adia para terça-feira (29) abertura de novo ponto de testagem para Covid em Brotas

Joá Souza/BNews
A tenda de testagem vai ofertar 300 exames por dia aos usuários que apresentarem sintomas para Covid-19  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/BNews

Publicado em 27/11/2022, às 20h52 - Atualizado às 20h52   Cadastrado por Daniel Brito



A Prefeitura de Salvador adiou para terça-feira (29) a abertura de um ponto de testagem contra a Covid-19 no fim de linha do bairro de Brotas. Inicialmente, a nova oferta estava prevista para valer nesta segunda-feira (28). O motivo para o adiamento não foi informado.

A tenda vai ofertar 300 exames por dia aos usuários que apresentarem sintomas para a doença e vai funcionar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além do novo ponto, são ofertados, diariamente, 300 testes na tenda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris e no Pronto Atendimento (PA) Maria Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo.

Desde o início da campanha, que começou na última sexta-feira (18), foram realizados 3.075 exames, com 1.727 positivados. 

O procedimento é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentarem resultado positivo serão atendidas por um médico, que vai orientar sobre como se preservar no período de isolamento e demais cuidados. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, será avaliada a necessidade de encaminhamento para uma UPA ou internamento hospitalar.

"A estratégia reforça nosso plano de controle à proliferação do vírus e detecção precoce da doença. Mas, não podemos nos distanciar da importância de concluirmos o ciclo vacinal. A vacina é o método mais eficaz para combatermos a Covid-19", afirmou o secretário Decio Martins.

O serviço também pode ser encontrado em mais de 40 postos de saúde espalhados pela cidade com cerca de 50 exames ofertados em cada unidade. A lista completa está disponível no site da SMS e nas redes sociais da Prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp