Coronavírus

SMS calcula que 60 mil pessoas podem perder prazo de imunização sem a chegada de novas doses da Coronavac

Vagner Souza/ BNews
A conclusão do esquema vacinal é muito importante para que seja garantida a eficácia da vacina  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 13/05/2021, às 13h30   Redação BNews



A Secretaria da Saúde de Salvador (SMS) estima que pelo menos 60 mil pessoas podem perder o prazo de imunização, caso novas doses da Coronavac não cheguem nos próximos dias. A conclusão do esquema vacinal é muito importante para que seja garantida a eficácia da vacina.

A infectologista e assessora técnica da SMS, Adielma Nizarala, explicou, em entrevista ao Balanço Geral desta quinta-feira (13), que não há ainda estudos científicos que mostrem malefícios no adiamento da aplicação da segunda dose, mas a orientação é que ela seja tomada assim que os lotes cheguem para a prefeitura. 

Por mais que haja o intervalo maior que o recomendado pelos laboratórios, Adielma alertou que não é indicado que as pessoas, por medo de haver algum tipo de redução na eficiência da Coronavac, tentem tomar mais de uma vacina.

Ela acrescentou que não há nada que comprove que o nível de anticorpos cai a ponto de prejudicar a proteção quando há o atraso superior a 30 dias na aplicação da segunda dose do imunizante. Nenhum comunicado foi emitido pela fabricante chinesa ou no Brasil sobre prejuízos relevantes decorrentes dessa demora para o reforço.

A infectologista pediu que, por mais que as pessoas já tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, continuam mantendo o distanciamento social, utilizando máscara e seguindo as medidas de prevenção à doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp