Coronavírus

Agência europeia afirma que trombose tem relação com dose da vacina de Oxford

Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Informação foi confirmada pelo chefe da estratégia de vacinação da agência  |   Bnews - Divulgação Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Publicado em 06/04/2021, às 12h16   Redação Bnews



A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou a existência de uma relação entre o uso da vacina de Oxford e um número maior do que o esperado de casos de trombose com deficiência plaquetária entre adultos que receberam doses do imunizante. 

Segundo o chefe da estratégia de vacinação da agência, Marco Cavalieri, o imunizante tem relação com os coágulos sanguíneos registrados em algumas pessoas vacinadas. 

“É cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos inusuais associados com contagens baixas de plaquetas. Na minha opinião, agora podemos dizer que está claro que há uma associação. Contudo, ainda não sabemos o que causa essa reação”, afirmou o especialista em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero. 

Ainda segundo o especialista há uma incidência maior de casos de trombose entre as mulheres que receberam o imunizante, o que torna necessário estudar “a relação entre risco e benefício”. A EMA deve formalizar nos próximos dias suas novas conclusões em relação à vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp