Coronavírus

Mortes por covid-19 aumentam expressivamente em 50 grandes cidades; Camaçari está na lista

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/03/2021, às 19h15   Redação BNews



Do total de grandes cidades que registram uma segunda fase da pandemia de covid-19 mais letal (40%), 50 sofreram uma "explosão" de mortes. Nesses municípios, os óbitos aumentaram em, pelo menos, 80%. Camaçari integra a lista.

De acordo com levantamento do jornal Folha de S.Paulo - que comparou a semana com mais mortes nos municípios em março a outubro de 2020 (primeira fase) e o período entre novembro e esta última semana (segunda fase) -, os recordes negativos começaram a ser alcançados em dezembro do ano passado e se estendem até agora. 

Jaú (SP), Chapecó (SC) e Santa Cruz do Sul (RS) foram os locais com as pioras mais graves, em que o pico atual de mortes foi até 11 vezes maior que o do ano passado.

No estudo, foram consideradas na análise as cidades com mais de cem mil habitantes, onde os dados tendem a ser mais confiáveis.

O monitor da Folha de aceleração da covid-19 ainda indica que 68% dessas grandes cidades estão em estágio acelerado (crescimento rápido de novos casos) ou estável (estabilização do crescimento, mas num patamar alto).

O impacto do recrudescimento foi maior no Sul do país, onde há hospitais lotados e sistema de saúde em colapso. De acordo com o levantamento, nove em cada 10 municípios grandes da região bateram recorde no número de óbitos em uma única semana, e em 26% deles esse valor é pelo menos o dobro do maior registrado até o ano passado.

Considerando os estados, o mais afetado nesta segunda fase foi o Amazonas, que em janeiro foi palco da pior crise no sistema de saúde já vista na pandemia. Com escassez de UTIs, profissionais de saúde e oxigênio para os doentes, o estado passa de 6.000 mortos nestes três meses de 2021, mais que durante todo o ano passado.

A que teve maior aumento de óbitos foi Jaú —saiu de 1 em outubro para 14 em fevereiro, maior crescimento entre os grandes municípios do país.

Confira abaixo as 50 grandes cidades que registraram "explosão" de mortes:

Angra Dos Reis (RJ)
Apucarana (PR)
Araraquara (SP)
Ariquemes (RO)
Assis (SP)
Bagé (RS)
Barbacena (MG)
Barra Do Piraí (RJ)
Cabo Frio (RJ)
Camaçari (BA)
Caraguatatuba (SP)
Cascavel (PR)
Catalão (GO)]
Caxias Do Sul (RS)
Chapecó (SC)
Criciúma (SC)
Curitiba (PR)
Divinópolis (MG)
Erechim (RS)
Florianópolis (SC)
Gravataí (RS)
Guarapuava (PR)
Guaratinguetá (SP)
Itacoatiara (AM)
Jaú (SP)
Ji-Paraná (RO)
Juiz De Fora (MG)
Londrina (PR)
Manaus (AM)
Marília (SP)
Maringá (PR)
Mauá (SP)
Niterói (RJ)
Ourinhos (SP)
Passos (MG)
Petrolina (PE)
Petrópolis (RJ)
Poços De Caldas (MG)
Ponta Grossa (PR)
Porto Velho (RO)
Resende (RJ)
Santa Cruz Do Sul (RS)
Santarém (PA)
Santo André (SP)
São Carlos (SP)
Sapucaia Do Sul (RS)
Teresópolis (RJ)
Umuarama (PR)
Uruguaiana (RS)
Varginha (MG)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp