Coronavírus

Otimista, ACM Neto não crê em "politização" da vacina e confirma que Prefeitura vai "colocar recursos" para imunização

Vagner Souza/BNews
Prefeito evitou tecer críticas à Anvisa e reiterou que nenhuma das vacinas já possui registro  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 11/12/2020, às 13h32   Raul Aguilar e Luiz Felipe Fernandez



Autodeclarado uma pessoa "pés no chão", o prefeito ACM Neto reconheceu que está otimista com relação à aprovação de uma das vacinas contra Covid-19 no Brasil. Diferente do imbróglio dos últimos dias sobre a necessidade de regulação pela Anvisa, o democrata disse não acreditar que o órgão vai dificultar o acesso ao imunizante pela "politização" em torno de qualquer uma das vacinas desenvolvidas.

O prefeito isentou a Anvisa de qualquer responsabilidade no momento, já que ainda não há nenhuma vacina devidamente registrada, que depende da apresentação do documento de conclusão da terceira fase. "Se isso é verdade, não se pode nesse momento acusar a Anvisa de nada", afirmou Neto em coletiva nesta sexta-feira (11).

ACM Neto confirmou também que, independente do planejamento do Governo Federal, a Prefeitura de Salvador vai investir recursos próprios no plano de imunização, para garantir a compra de doses e aplicação adequada na população. "Está tudo desenhado", garante.

Ele explica que a estratégia foi aprovada pelo seu sucessor, o prefeito eleito Bruno Reis (DEM), já que a verba vai ser utilizada no seu mandato. Para não criar "expectativas falsas", Neto evitou mencionar o nome da vacina pretendida ou a quantidade de doses que devem ser adquiridas, mas disse que o município já deu início às negociações.

"Já temos a estimativa de quanto a Prefeitura vai colocar de recursos próprios para comprar a vacina, quantas doses e estratégia de imunização, está tudo desenhado. Mas temos que ter cuidado para não criar expectativas falsas. Adianta agora a gente dizer que vai comprar 'x mil' doses da Pfizer, da Butantan, da Sputnik, se nenhuma delas foi certificada? Não adianta. Estamos fazendo nossa parte, já firmamos a posição de que queremos comprar com recursos próprios da Prefeitura", resumiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp