Coronavírus

Em Salvador, restaurantes populares reabrem com refeições gratuitas 

Jefferson Peixoto/Secom
Equipamentos, que estavam apenas distribuindo marmitas, retomam atendimento no Subúrbio e Pau da Lima   |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 05/10/2020, às 17h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os restaurantes populares administrados pela Prefeitura, que estavam fechados desde março por conta da pandemia da Covid-19, foram reabertos nesta segunda-feira (5) para atividades presenciais. As unidades de São Tomé de Paripe e Pau da Lima passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Segundo a prefeitura, enquanto durar a situação de emergência em Salvador, o almoço é gratuito. Em cada unidade, serão ofertadas cerca de 350 refeições diariamente. 

Desde o início da pandemia, os restaurantes funcionaram como pontos de distribuição de marmitas, sem consumo no local. Um protocolo foi elaborado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), responsável pelos equipamentos.

O protocolo prevê, por exemplo, a medição de temperatura dos funcionários e assistidos, e aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C devem ser direcionados para acompanhamento de saúde adequado. Pessoas que fazem parte do grupo de risco precisam ter atendimento prioritário, para reduzir o tempo de permanência nas filas. 

De acordo com a prefeitura, foi estabelecido ainda um controle de acesso para assegurar a observância da capacidade máxima de assistidos simultâneos no interior dos restaurantes. 

Eventuais filas que se formarem, inclusive para acesso ao restaurante, devem ser ordenadas para garantir o distanciamento mínimo de 1,5m e o uso obrigatório de máscaras tanto do lado de fora quanto de dentro (só é permitido retirar o item no momento de consumir o alimento). As catracas, borboletas ou similares ficam desativadas permitindo o acesso sem restrição física. 

Apenas duas ou quatro pessoas podem sentar por mesa (a depender do tamanho). Barreiras físicas em frente aos balcões de entrega de refeição. Os assistidos devem permanecer a uma distância mínima de 1m em relação ao balcão de entrega dos alimentos. Os talheres fornecidos aos assistidos são descartáveis.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp