Coronavírus

"Para abrir shopping, é preciso que haja testagem ampla", líder do PT em Salvador

BNews/Vagner Souza
Retomada do setor poderá acontecer na próxima sexta-feira, dia 24  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 21/07/2020, às 16h12   Henrique Brinco



A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, Marta Rodrigues, se mostrou cética sobre a reabertura dos shoppings em Salvador. A retomada do setor poderá acontecer na próxima sexta-feira, dia 24, caso a taxa de ocupação de leitos de UTIs na capital permaneça ou fique abaixo dos 75%.

Leia também:Salvador atinge 75% de ocupação em UTIs; shoppings podem reabrir nesta semana

"Para abrir shopping, é preciso que se faça uma testagem ampla, em todos os bairros, principalmente os que tem maior quantidade populacional por metro quadrado, que são as periferias. Não podemos colocar nossa população em risco", declarou a edil ao BNews.

"A testagem é fundamental para que a gente saiba se a flexibilização é possível, conforme a orientação da OMS. A prefeitura precisa ser transparente nisso. A infecção precisa estar em redução. Isso precisa ser transparente", completou.

A vereadora também apresentou um projeto de lei que dispõe sobre os critérios para a flexibilização da quarentena para comércios, eventos e serviços em Salvador. Conforme Marta, uma análise de dados mostra que o povo negro e da periferia é o que mais morre. 

A primeira fase contempla ainda centros comerciais, comércio de rua acima de 200 m² e Drive-in. Quando atingir o índice de 70%, a Fase 2 será colocada em prática com a reabertura academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

A Fase 3, quando o índice chegar em 60%, contempla parques de diversões, parques temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes sociais, clubes recreativos, clubes esportivos, centro de eventos e Centro de Convenções.

Instituições de ensino, futebol profissional, parques públicos, praias e demais espaços públicos estão sendo avaliados separadamente com critérios específicos.

Leia também - Prates: "Shoppings de Salvador poderão reabrir na próxima sexta-feira se ocupação de UTI não subir"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp