Coronavírus

Bahia tem queda de 27% na transmissão da Covid-19 devido medidas de restrição, aponta estudo

Tchelo Figueiredo / SES-MT
Recomendação é manter medidas restritivas e o isolamento social   |   Bnews - Divulgação Tchelo Figueiredo / SES-MT

Publicado em 13/04/2020, às 10h31   Redação BNews



A medida de isolamento social e de restrição do transporte intermunicipal ajudaram a Bahia a barrar novos casos da Covid-19, fazendo a taxa de transmissão da doença cair 27% no estado, segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidads/Fiocruz) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

De acordo com a análise de pesquisadores, medidas restritivas adotadas por gestores a partir de dia 17 de março, com a suspensão das atividades das academias, salas de cinema, bares e restaurantes, além do transporte intermunicipal em algumas cidades, ajudaram a achatar a curva de transmissão. O estado registrou os primeiros casos da doença no dia 6.

 “A intensidade deste aumento é menor quando medidas de isolamento e restrição à circulação são adotadas. Para ilustrar este efeito, até o dia 6 de abril, foram confirmados 437 casos de Covid-19 no estado da Bahia. No entanto, no modelo sem nenhuma intervenção, seriam projetados mais de 800 casos até aquele dia”, diz trecho do estudo publicado nesta segunda (13).

A pesquisa sugere ainda que os efeitos das intervenções só funcionarão se as estratégias de combate forem mantidas por certo período de tempo e se a taxa de transmissão for reduzida de forma suficiente.

"O distanciamento social continua sendo a mais importante medida de prevenção e controle da pandemia. Não é hora de flexibilizá-lo. Manter reduzido o fluxo intermunicipal ao mínimo possível, mesmo entre municípios onde não há casos notificados. Com isso, os picos de infecção nas diferentes cidades ocorrerão em momentos diferentes, permitindo uma melhor gerência dos recursos dos sistema", conclui o estudo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp