Cidades

Vídeo: Remoção de barracas na praia de Itacimirim gera protesto de trabalhadores

Leitor BNews
Protesto de trabalhadores acontece após funcionários da prefeitura efetuarem a remoção das barracas de praia  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 01/03/2023, às 12h05



A ação da prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de derrubada das barracas na praia de Itacimirim, motivou um protesto por parte dos trabalhadores, na manhã desta quarta-feira (1º). A remoção das estruturas na areia foi criticada, inclusive, pelo vereador Tagner Cerqueira (PT), que compartilhou o momento em que a operação foi realizada.

Em meio à ação, realizada por funcionários da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), os barraqueiros fizeram uma manifestação, com queima de materiais próximo à praia, e munidos de cartazes cobraram uma resposta da prefeitura da cidade.

Procurada pela reportagem, na manhã desta quarta, a prefeitura informou em nota que “deu início a operação para retirada das barracas de praia na costa do município, que ocupam irregularmente a faixa de areia, conforme determina o Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo município junto à União, através da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e da Advocacia-Geral da União (AGU), no ano de 2009”.

Confira a nota oficial na íntegra:

“A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), deu início a operação para retirada das barracas de praia na costa do município, que ocupam irregularmente a faixa de areia, conforme determina o Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo município junto à União, através da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e da Advocacia-Geral da União (AGU), no ano de 2009.

A medida aplicada por meio da 14ª Vara Cível Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia ordenou, através processo judicial nº 0020951-19.2015.4.01.3300, que todas as barracas de praia, que ocupam irregularmente a área que pertence à União, sejam retiradas. De acordo com a Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis), todos os barraqueiros que atuam nas praias foram informados antecipadamente da ação, conforme determina o documento.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp