Cidades

Santa Dulce recebe homenagem após celebração de quatros anos de canonização

Joilson César / BNews
Após quatro anos de canonização, monumento é inaugurado  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 13/10/2023, às 11h19


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio ao feriado prolongado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) promoveu uma homenagem em comemoração ao aniversário de canonização de Santa Dulce dos Pobres. Um monumento do Anjo Bom da Bahia foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (13), no Largo de Roma.

Com cinco metros de altura e em bronze, o monumento desenvolvido pelo do artista plástico Félix Sampaio. A obra mostra Santa Dulce dos Pobres em ação, acolhendo uma criança e olhando para o futuro.

Ao Bnews, Félix contou como foi que surgiu a criação do monumento. “Esse monumento, a ideia vem há mais de 5 anos. O tempo foi passando porque nós desenvolvemos uma proposta para o projeto onde mostra a irmã Dulce olhando para o horizonte. É uma escultura de 3 metros, ela com a criança toda arrumadinha, calçada, lacinho de fita no cabelo, toda arrumada. Com uma criança mista, miscigena no caso”, esclareceu ele.

O artista também explicou o que a criança representa na obra. “É mostrando a irmã Dulce, o acolhimento da criança. Essa criança sob proteção de irmã Dulce tem todo o cuidado, está arrumadinha, toda bonitinha. Não é aquela criança carente e sim protegida por irmã Dulce. A ideia de passar isso, desse monumento, é da ideia como ela é agora conhecida como Santa pelo Vaticano”, afirmou Sampaio.

A Super Intendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita, agradeceu pela presença e apoio da população. “Dia de gratidão, de lembrarmos aquele dia tão especial lá no Vaticano. Hoje é dia de agradecer a toda população da Bahia, toda sociedade, que nos ajudam a manter vivo o legado de Santa Dulce dos Pobres”, completou.

Sobre o monumento, Rita complementou o que disse o artista plástico. “Monumento lindo, que mostra a relação de Santa Dulce com a criança, com o futuro. Chegou coincidentemente ontem, no dia das crianças e a gente percebe no monumento esse movimento que ela faz, o que transmite.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp