Cidades

Aterro de Camaçari pode ser modelo nacional

Imagem Aterro de Camaçari pode ser modelo nacional
Pesquisa no tratamento e disposição final de resíduos sólidos aponta a Limpec como uma as principais do estado   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/03/2012, às 13h28   Redação Bocão News



Com objetivo de financiamento no âmbito do Fundo de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está sendo realizada em todo país uma pesquisa científica que analisa as diversas tecnologias de tratamento e disposição final de resíduos sólidos, que vão servir como modelo de experiência de êxito a nível nacional.

Na Bahia, cinco aterros estão sendo pesquisados pela Universidade Federal (UFBA), entre eles a Central de Logística Ambiental da Limpec – Limpeza Pública de Camaçari que, atendendo a solicitação da coordenação de pesquisa, já está respondendo a questionário com todas as informações sobre o funcionamento do aterro.

O Aterro Sanitário da Limpec recebe diariamente, para tratamento e destinação final, todos os resíduos sólidos urbanos e industriais oriundos das áreas do Pólo Petroquímico de Camaçari e de outras cidades do Estado da Bahia.

Atualmente, é o único autorizado pelos Órgãos Ambientais para receber e tratar os resíduos industriais - Classe II A – Não Inertes, das áreas industriais localizadas no Estado da Bahia, além de contar com uma Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos de nível internacional - a CETREL.  A vida útil da  área do aterro está prevista para mais 15 anos de operação regular.

A Central de Logística Ambiental (CLAM) da Limpec é uma área composta de várias alternativas para a gestão de todos os resíduos sólidos recepcionados diariamente pela empresa, se constituindo numa das mais completas centrais de tratamento de resíduos do Brasil. Em média, 700 toneladas de resídos são recebidos por dia.

Estão instalados na Central os seguintes equipamentos: Aterro Sanitário, Incinerador de Resíduos de Saúde, Depósito Temporário para resíduos de produtos de Amianto, Depósito de Pneus Inservíveis – “Ecoponto”, duas balanças rodoviárias com capacidade de carga de 80 toneladas cada e Posto de Lavagem para descontaminação dos veículos e equipamentos operacionais. A CLAM recebe resíduos domiciliares, industriais, públicos, comerciais, entulhos, podas e capinações, resíduos de serviços de saúde e resíduos de produtos de amianto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp