Cidades

CVT Cacau é inaugurado no campus da Uesc, em Ilhéus; Centro vai aumentar geração de renda no Sul da Bahia

Divulgação
A unidade tem como objetivo ampliar possibilidades de produção da cadeia do cacau  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/10/2020, às 20h37   Redação BNews



A Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) inaugurou na última quarta-feira (21), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), no campus da Uesc, em Ilhéus. A unidade tem como objetivo ampliar possibilidades de produção da cadeia do cacau no território Litoral Sul da Bahia beneficiando cerca de três mil famílias da economia solidária em 26 municípios.

Para o Secretário da Setre, Davidson Magalhães, o setor produtivo de agricultura familiar só tem a ganhar com o investimento do CVT. “Queremos qualificar as pessoas. Aqui tem equipamentos para processar uma tonelada de cacau por mês para a produção de chocolate além de outros derivados. Esse é o papel do estado de fomentar, articular e dar apoio técnico e de crédito para a agricultura familiar e economia solidária agregando valor e desenvolvendo a região.”, destaca.

O professor Alessandro Fernandes, reitor da Uesc, avalia a presença do CVT no campus universitário como uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimento. “O CVT Cacau é importante por que oportuniza uma interação muito maior entre a universidade e a comunidade externa, principalmente o setor produtivo de agricultura familiar, auxiliando na produção de tecnologia, geração e distribuição de renda.”, acrescenta.

O Coordenador do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, vê no CVT um espaço para a produção de derivados do cacau. “Temos a certeza que aqui no CVT os empreendedores econômicos solidários da cadeia do cacau terão espaço para produzir. Será um local democrático e plural sob a gestão do Cesol com o intuito de aprimorar as técnicas produtivas e, consequentemente, ampliar a geração de renda.”, completa o gestor.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp