Cidades

Santo Amaro: sem repasses, Santa Casa de Oliveira dos Campinhos fecha as portas

Reprodução
Segundo provedor da unidade, “empenho da gestão municipal em resolver a situação” é reconhecido  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/09/2017, às 12h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Santa Casa de Oliveira dos Campinhos – Hospital Nossa Senhora da Vitória, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, vai fechar as portas a partir da próxima quarta-feira (13).

De acordo com um ofício assinado pelo provedor da unidade, José Cerqueira de Mattos Sobrinho, e enviado ao prefeito Flaviano Rohs (DEM) e também ao secretário de Saúde, João Militão, o encerramento das atividades acontece “devido à falta de repasse de recursos referente ao mês de julho, falta de contrato para continuidade do atendimento”, e também por causa “do atraso salarial referente aos meses de julho e agosto”.

Em dos trechos do documento obtido pelo BNews, o provedor argumenta que não possui “condições de manter o funcionamento da unidade hospitalar, visto que não temos mais condições de manter o quadro mínimo de funcionários para prestar uma assistência adequada aos pacientes internos”.

Ele ressalta também que reconhece ao “empenho da gestão municipal em resolver a situação” e que se coloca “à disposição para esclarecimentos necessários”.

Em conversa com o site, o secretário municipal informou que a crise na Saúde se agrava desde a gestão passada. “O atual prefeito tentou administrar a situação, mas não deu conta. A gente não tem condições porque o recurso que vem do Ministério da Saúde não é suficiente para o município, são R$ 406 mil. Além disso, o município sofreu perda também por causa da Operação Adsumus, quase R$ 28 milhões foram desviados, e boa parte era para isso”, afirma João Militão.

De acordo com Militão, a prefeitura está disponível para diálogo. Ele acrescenta ainda que nos próximos meses será inaugurada uma unidade estruturante, próximo do hospital que será fechado, para que possa atender essa demanda.

Atualizada às 13h49

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp