Cidades

Baianas lamentam "fraqueza" na tradição da Lavagem de Itapuã

Publicado em 16/02/2017, às 19h11   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A lavagem de Itapuã é uma das festas religiosas mais tradicionais da Bahia com mais de 100 anos. Desde o cortejo até a lavagem da escadaria da igreja da Nossa Senhora da Conceição, com a presença de dezenas de baianas, a festa que antecede o Carnaval no mês de fevereiro tem como foco principal a homenagem à padroeira. Porém, tantos anos de devoção parecem estar perdendo a força. Nesta quinta-feira (16), a comunidade e turistas participaram do evento. As baianas relataram à reportagem do Bocão News a preocupação com o enfraquecimento da tradição.

As baianas, Edna de Jesus de Freitas, 61 anos, Odelita Costa Menezes, 70 anos e Lucy Pinto, 79 anos, que moram desde criança em Itapuã, disseram que a tradição religiosa está perdendo a força. Segundo Odelita, o maior significado da festa é a homenagem a Nossa Senhora da Conceição, mas isso está perdendo a importância. “A parte religiosa ficou fraca por causa da violência que aconteceu em outros anos. São poucas baianas que vem e elas vão embora logo. Essa festa é para Nossa Senhora da Conceição e ela está sendo esquecida”, desabafa.

Segundo a baiana Lucy Pinto, nas lavagens de Itapuã de três anos atrás, o cortejo chegava a ter 100 baianas. Neste ano, pouco mais de 30 baianas participaram da festa religiosa. “As pessoas já não dão tanta atenção com antes a Nossa Senhora. As pessoas se interessam mais em vim curtir a bebida, as músicas e não dão tanta atenção mais a tradição. Mas a violência foi o que mais enfraqueceu”, reclama.

Além da violência, a política é outro fator apontado pelas baianas para o suposto enfraquecimento do evento. Nascida e criada em Itapuã, há 30 anos participa da lavagem, Tereza Conceição, 64 anos, também disse que a tradição se perdeu. “As pessoas não vem mais a festa pela tradição religiosa, elas nem lembram de Nossa Senhora. A maioria vem para a parte profana. Mas uma das coisas que mais contribuiu para o enfraquecimento das homenagens a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, foi a política. Muita gente começou a usar a festa para se eleger, isso estragou muito. Infelizmente pouca gente vem pela tradição e fé”, relata.

A lavagem de Itapuã contou com a animação de fanfarras, carros de som e grupos de samba.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp