Cidades

Embasa identifica mais de 40 “gatos” no Arraial do Retiro

Publicado em 13/05/2016, às 16h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Uma equipe da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, na tarde de quarta-feira (11), a retirada de 45 fraudes em ligações de água na Rua Direta do Arraial do Retiro, em Salvador. As irregularidades foram identificadas pela empresa durante a realização de escavações na rua para execução de serviço de remanejamento da rede distribuidora de abastecimento de água do local.
Conforme a Embasa, no local, foram encontrados diversos tipos de fraude, desde a ligação clandestina comum, feita por pessoa que nunca solicitou ligação de água para o seu imóvel ou que teve a água cortada por falta de pagamento, até o by pass, desvio de água a partir de um ponto instalado indevidamente antes do hidrômetro, para impedir que o aparelho registre o consumo real. “Além disso, estamos identificando ligações diretas e até ramal clandestino, que é quando o usuário está com a ligação de água ativa, mas implanta um novo ramal ou ligação para consumir mais água sem que haja medição no hidrômetro”, explica a supervisora comercial da Embasa Daiane Lopes.
De acordo com a supervisora, muitas fraudes encontradas na rua são antigas, o que deve aumentar, consideravelmente, a estimativa do volume de água desviado. “Encontramos fraudes ajudando a abastecer imóveis que contam com ligações ativas e regulares da Embasa, mas que estavam sendo cobrados pela tarifa mínima, que contempla um consumo de até 10 mil litros por mês. No entanto, a estimativa de consumo de um imóvel abastecido de forma clandestina é de, no mínimo, 30 mil litros mensais”, conta. “Ainda vamos calcular a estimativa do volume desviado por cada imóvel e multar os responsáveis, mas podemos dizer que os imóveis da rua, juntos, estavam desviando, pelo menos, 1 milhão de litros de água por mês”, pondera.
Moradora da Rua Direta do Alto do Retiro, a dona-de-casa Maria Neuzice Santos, de 66 anos, se orgulha de nunca ter feito um “gato” de água. “Graças a Deus, nunca fiz gato em minha vida. Para mim, todo mundo tem que economizar a água e pagar a conta. A Embasa está fazendo um ótimo trabalho aqui na rua ", avalia.
A empresa pontuou ainda que  qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da Embasa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp