Cidades

Barro Branco: prefeitura afirma que famílias atingidas estão sendo atendidas

Publicado em 27/04/2016, às 22h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A prefeitura de Salvador afirma que todas as famílias atingidas por desastres causados pelas chuvas do ano passado na cidade estão recebendo o devido apoio. A nota da administração sobre o assunto veio depois que uma reportagem foi publicada nessa quarta-feira (27) em que uma moradora do Barro Branco, onde 11 pessoas morreram em um deslizamento, reclamou de abandono da assistência municipal.

De acordo com o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza do município, Bruno Reis, o caso específico da moradora Edna Dourado ainda não foi solucionado por opção da mesma. “Ela assinou um documento pedindo o adiamento da indenização porque se encontra em processo de divórcio e não queria o que cônjuge tivesse direito no benefício”, explicou.

Reis também informou que as famílias que não aceitaram a mudança para o conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida na Lagoa da Paixão estão negociando com a prefeitura outras formas de acordo. “Aqueles que não quiseram a moradia definitiva no conjunto da Lagoa da Paixão, de um total de 14 famílias, cinco estão recebendo o aluguel social e nove estão negociando os valores da indenização”, disse o secretário.

Segundo o titular da Semps, as famílias que estão recebendo o aluguel social aguardam a construção de um conjunto do Minha Casa Minha Vida no Loteamento Barro Branco. Atualmente, a prefeitura negocia a permuta do terreno com a empresa proprietária, a São Geraldo. Quanto à construção das contenções da encosta da comunidade, Reis diz que 60% das áreas de contenção e requalificação da área já estão concluídas e até outubro deve finalizar a obra, que contará com espaço de convivência e área para atividade física.

Para evitar atrasos no pagamento do auxílio moradia para as famílias cadastradas, Bruno Reis explicou que a partir de maio o pagamento no valor de R$ 300 será feito por meio de um cartão. “As famílias receberão um cartão e poderão sacar em casa lotérica, Caixa Econômica Federal, em qualquer agência”, disse o secretário, frisando que a Semps está dando “total apoio” às famílias.

No caso da encostas do Novo Marotinho, segundo a prefeitura, três obras estão em fase de conclusão com a aplicação de geomantas. Com estas três, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) diz estar construindo contenções em 100 localidades da cidade. “Dentre os serviços realizados no local [Bom Juá] constam pavimentação de ruas, recuperação de encostas e reforma de casas pelo programa Morar Melhor”, diz a nota da prefeitura. "Desde que ocorreu a tragédia, com o deslizamento de a perda de inúmeras vidas, no ano passado, a prefeitura vem atuando no local, bem como na região do Barro Branco, na tentativa de minimizar os danos para a comunidade. Com isso, logo após as chuvas iniciamos os trabalhos de pavimentação e os ajustes para as obras do Morar Melhor, além da contenção e impermeabilização das encostas", explicou Paulo Fontana, o titular da Sindec. De acordo com o secretário, os trabalhos tiveram início nas travessas Moreira, Berlim e Veneza, todas já com ações adiantadas e previstas para ser entregues antes do período crítico das chuvas.

Ainda segundo Fontana, um aporte de R$ 25 milhões em verbas federais, por meio do Programa de Gestão de Risco e Resposta a Desastres do Ministério da Integração Nacional, ainda é aguardado pela prefeitura para ampliar as ações naquela região, principalmente no que se refere à construção de novas moradias para as famílias desabrigadas do local, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. "Já realizamos os estudos necessários, iniciamos o processo licitatório, por meio de um Regime Diferenciado de Contratação para a escolha da empresa que realizará os trabalhos. Esta empresa avalia o projeto inicial, cabendo-lhe o direito de modificá-lo, e o projeto final é enviado ao ministério, a quem cabe a liberação de recursos. Tudo isso foi realizado, mas dependemos deste aporte federal para dar início à construção", detalhou.

Publicada originalmente 12h38

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp