Cidades

Encosta de Salvador ganham sensores capazes de indicar deslizamentos

Publicado em 31/03/2016, às 10h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) estão na capital baiana em Salvador para a escolha dos pontos onde vão ser instalados os 100 prismas para a Estação Total Robotizada (ETR), na região do Santo Antônio Além do Carmo. O objetivo da ETR é monitorar áreas de riscos de deslizamentos, complementando os dados e informações da rede observacional de monitoramento.
“Os prismas serão instalados em moradias e em pontos na encosta. Eles detectam as movimentação da encosta e enviam as informações para a Estação Total Robotizada”, observa o pesquisador do Cemaden, Rodolfo Mendes. Com a ETR e os outros equipamentos instalados na capital como os pluviômetros automáticos, as ações tornam-se mais rápidas e precisas.
De acordo com o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho, o equipamento vai proporcionar melhoria na atuação do órgão. "É mais um aparelho para melhorar o nosso trabalho e dar mais segurança aos soteropolitanos, principalmente aqueles que moram em áreas de risco. Esse é só um início, mas o nosso objetivo é que toda Salvador seja monitorada."
A ETR vai ser instalada na sede do Hospital do Segundo Distrito Naval, no Comércio. Os prismas vão ser alocados na encosta da comunidade Santo Antônio Além do Carmo, localizada na parte posterior ao hospital.
Os equipamentos permitirão estudar e identificar os momentos preliminares e críticos que antecedem o deslizamento, permitindo obter dados com maior confiabilidade para a emissão de alertas de riscos de deslizamentos.
Foto: Gilberto Jr.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp