BNews Folia

Homem tem pescoço perfurado por espeto de churrasco

Imagem Homem tem pescoço perfurado por espeto de churrasco
Até o momento foram realizados 427 atendimentos no carnaval 2013  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/02/2013, às 20h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Até o momento foram realizados 427 atendimentos no carnaval 2013, concentrando-se apenas nos Postos do Circuito.  Quando comparado com o quantitativo total de atendimentos de 2012 (477), houve um decréscimo de 10,48%. As Unidades Fixas não registraram dados de atendimento.

Dos 427 atendimentos dosPostos do Circuito 74,94% foram clínicos; 20,14% cirúrgicos e 4,92% ortopédicos.
Em relação aos atendimentos realizados nos Postos do Circuito, o circuito Dodô realizou 62,06% dos atendimentos, o Osmar 34,89% e o Batatinha com 3,05% dos atendimentos.

O Posto Ademar de Barros liderou em número de atendimentos (85), quando comparado ao ano anterior houve um acréscimo de 80,85%, seguidodo Sabino Silva (58), Espanhol (48) e Politeama (42).

As principais causas de atendimentosrelacionaram-se às agressões físicas (100) seguidas de Intoxicação Exógena (65), ferimento acidental (41) e Tontura (37). O circuito Dodô registrou51% das ocorrências por agressão física, seguido do Osmar com48%.

A maioria das ocorrências predominou na faixa etária de 20 – 39 anos com 132 (31%) atendimentos, seguida da 30 – 39 anos com 107 (25%).

Destaca-se que a população do sexo masculino respondeu pela maioria dos atendimentos correspondendo a 251 (58,78%).

Destaques do Plantão Noturno

·         Verificou-se aumento da ocorrência de agressões físicas no circuito Osmar no período das 19:30 às 22h, associado à passagem do trio Chiclete com Banana.

·         Registra-se 02 atendimentos vítimas de agressão por “espeto de churrasco”, na Praça da Piedade. Realizado atendimento e transferência.

·         Cordeira gestante (02 meses) de bloco não identificado, agredida pelo companheiro (tentativa de estrangulamento).
·         Agressões a turistas (08) no Circuito Dodô, provocada por mais de 03 agressores.
·         Destaca-se, em relação às transferências, a ocorrência de perfuração por arma branca (2) (espeto) e fratura (2) e crise hipertensiva (2).
·         Principais instrumentos utilizados nas agressões: pedras (3) e vidro (1); socos e pontapés.

Estrutura Organizacional do Carnaval 2013

üPara o desenvolvimento das ações de Vigilância e Assistência à Saúde a SMS manteve o funcionamento da sede, do Complexo de Vigilância em Saúde com os setores da Vigilância Epidemiológica, DST/AIDS, Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses, Saúde do Trabalhador e Vigilância em Saúde Ambiental; a Central Municipal de Esterilização; o Almoxarifado Central; a Coordenação de Transportes (garagem central), a Ouvidoria da Saúde e o SAMU – 192.

üInstalação de 12 módulos assistenciais para atendimento de urgência e emergência, perfazendo 207 leitos, sendo 195 convencionais e 12 de estabilização, contando com o suporte de 18ambulâncias, 02 ambulanchas, 11 motolâncias, 01 veículo de suporte avançado para intervenção rápida e 01 helicóptero da Polícia Militar, 05 equipes para atendimento aos traumas bucomaxilofacial (sendo 02 móveis e 03 fixas) e eletrocardiógrafos conectados a telemedicina em 03 módulos (ISBA, Shopping Barra e Piedade).

üOs 12 módulos contarão ainda, com a assistência do Serviço Social, visando realizar o acolhimento e encaminhamentos necessários, principalmente em situações de vulnerabilidade social.
üOs circuitos alternativos do carnaval contam com 03unidades fixas, 02 Unidades de Atendimento Odontológico – UAO´s e09 Unidades de Pronto Atendimentomunicipais.

üPara as ações de Vigilância Sanitária, foram montadas 10 equipes de Fiscalização atuando nos circuitos Dodô e Osmar. As equipes terão como ponto de apoio 05 módulos da SALTUR, 03 trailers, 01 ônibus e o Complexo Municipal de Vigilância à Saúde.
üNas ações de monitoramento de qualidade da água para consumo humano, a VISAMB conta com 02 equipes para realização de visitas aos estabelecimentos de interesse da saúde nos 03 circuitos do carnaval, dispondo de 01 Laboratório Municipal de Análise de água para consumo humano e parceria do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado-LACEN.
üAs ações de DST/AIDS serão desenvolvidas através de 11 equipes móveis nos circuitos do carnaval, sendo que 01 equipe atuará no circuito alternativo da Liberdade.        

As ações do “Fique Sabendo” serão desenvolvidas em03 Unidadeslocalizadas, a saber: no Circuito Dodô (Em estrutura montada em canteiro próximo ao cruzamento com a rua Miguel Burnier, em frente ao Shopping Barra); noCircuito Batatinha (USF Terreiro de Jesus em frente a Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA - Pelourinho),  e no Circuito Alternativo (SEMAE – Liberdade) que disponibilizarão teste rápido para testagem do vírus HIV, Sorologia para sífilis e Hepatite B e C.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem atuando com força máxima no atendimento aos foliões. O número de atendimentos, até o momento, aponta para um  Carnaval em clima de tranquilidade. De ontem (7), início da noite, até as 17h de hoje (8), 15 pessoas foram atendidas nas unidades hospitalares da Sesab. Dos atendimentos, 12 foram realizados no Hospital Geral do Estado (HGE), um no Hospital Eládio Lasserre, um no Hospital Menandro de Faria e um na Unidade de Emergência do Curuzu. Em sua maioria (nove) por agressão física; dois por queda; dois por agressão com arma branca, um por intoxicação exógena e um por doença pré-existente.
Durante esse Carnaval, a Sesab está desenvolvendo um esquema especial de atendimento para a população. Para isso, foram criados plantões extras para profissionais de saúde, que estão atuando nos hospitais e unidades de emergência (Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Eládio Lasserre, Menandro de Faria, e do Subúrbio, além das unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeiras VIII e Pirajá) e nas UPAs 24hs de Escada e de Roma. Para atender a demanda do carnaval, a Sesab terá um reforço de mais 885 profissionais de saúde e pessoal de apoio, totalizando 1975 plantões extras.
 Emergências em Saúde Pública
Técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológico (Divep) e da Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública (Cevesp) também estão atuando nesse Carnaval. O plantão é de 24h e as equipes estão concentradas no Laboratório Central do Estado (Lacen), atendendo pelo telefone 9994.1088. De acordo com o médico Juarez Dias, coordenador do Cevesp, até o momento não houve nenhuma intercorrência.
Aproveitando, Juarez Dias dá umas dicas aos foliões para que possam curtir um Carnaval com tranquilidade. “Uma boa alimentação, à base de frutas, verduras e bastante líquido, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a manutenção da calma em qualquer situação de risco, além disso, não esquecer da importância do uso do preservativo como forma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids”, explica o coordenador.
O médico Juarez Dias também adverte que lavar as mãos com frequência, só comer alimentos bem cozidos, lavar bem frutas e verduras e observar a data de validade dos alimentos são medidas necessárias para prevenir diarréias. “Caso apresente diarréia, o folião deve aumentar a ingestão de líquidos, usar reidratante oral ou soro caseiro e, se necessário, procurar uma unidade de saúde”, recomenda. A conjuntivite, outro problema que costuma ocorrer durante o Carnaval, pode também ser evitado com cuidados simples, como a lavagem das mãos. 
 Centro Antiveneno
O atendimento no Centro de Informações Antiveneno (Ciave), localizado no térreo do Hospital Geral Roberto Santos, também foi tranqüilo. De acordo com o plantonista, apenas um atendimento por telefone foi realizado. A solicitação foi de como proceder no exagero do uso de droga.
A unidade da Sesab atende diariamente em plantão médico toxicológico de 24h e disponibiliza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica, como o chamado “príncipe maluco” Além disso, disponibiliza orientação toxicológica a profissionais de hospitais públicos e privados; medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicações.  O Ciave atende pelo número 3387.4343.
Hemoba
Para tentar garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento a eventuais demandas, durante os festejos de Momo, a Fundação Hemoba está funcionando em regime de plantão, atendendo às solicitações das unidades públicas de saúde. Hoje, 133 doadores compareceram à Hemoba para fazer suas doações de sangue. De acordo com o diretor geral da unidade, Roberto Schlindwein foram coletadas mais de 100 bolsas de sangue. “Considero positivo o comparecimento dos doadores para que a Hemoba consiga suprir as necessidades de sangue e hemoderivados das unidades públicas de saúde”, confirmou.
Os horários de funcionamento são: sexta-feira (8), das 7h30min às 18h30min; sábado (9), das 7h30min às 12h30; segunda-feira (11), das 7h30 às 18h30min; terça-feira (21), das 7h30 às 18h30min; quarta-feira de cinzas (13), das 13 às 18h30min. No domingo, a Hemoba estará fechada. A unidade atende pelos telefones 0800 071 0900 e (71) 3116-5600/5664.
 Fique Sabendo
Começam amanhã (9) as ações da Campanha Fique Sabendo, que vai disponibilizar teste rápido para a detecção do HIV/Aids. Este ano, a Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa)/Programa Estadual de DST/Aids, apoiará a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, que desenvolverá uma campanha de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV/Aids.
 Nos locais de realização dos testes, que funcionarão das 10h às 17h na Faculdade de Medicina da UFBA, no Pelourinho, no Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade, e no posto da Avenida Centenário, técnicos darão orientações sobre o teste rápido e em seguida, as pessoas podem fazer a testagem, recebendo apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso seja detectado o HIV, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado.

Postada às 19h08 do dia 08/02.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp