BNews Folia

Delegado geral da Polícia Civil faz balanço com reduções de delitos no Carnaval

Publicado em 27/02/2017, às 19h44   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O Carnaval 2017 está chegando ao fim e neste penúltimo dia, o camarote do Bocão News recebeu o delegado geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito, que gravou uma entrevista fezendo um balanço prévio das ocorrências nos circuitos da festa. Segundo Brito, mesmo ainda faltando um dia para o fim da festa, os números são positivos, apesar de já existir um homicídio ligado no Circuito, a exemplo das lesões por agressões, que tiveram queda de quase 40%.

Segundo Brito, os resultados positivos se devem ao trabalho unificado das polícias e uma das grandes estratégias da Polícia Civil, que é o emprego de policiais infiltrados nos circuitos (a paisana), que fazem o trabalho preventivo, assim evitando que os autores cometam delitos. O delegado geral faz um alerta aos foliões. Houve um crescimento no número de furtos, mas especificamente de aparelhos celulares e smartphones. “A tecnologia e a opção de wifi criou um público com aparelhos smartphones e expôs estas pessoas como vítimas de furto. Importante que as pessoas evitem utilizar esses objetos na multidão”, comenta.

Na contramão da estatística de Carnaval, mas ainda dentro do patamar positivo da segurança, a presença de policiais infiltrados nos circuitos do Carnaval 2017 permitiu, em quatro dias de ação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), o registro de 1.116 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). O número é 4,5 por cento, superior às 1.068 ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. Para o delegado Marcelo Sansão, diretor do Draco, que tem equipes infiltradas e padronizadas percorrendo os circuitos todas as noites, em camarotes, blocos e pipoca, o trabalho dos policiais velados foi a razão do crescimento dos registros.

Outro dado importante, segundo Sansão, é o número de mandados cumpridos e de pessoas flagranteadas pelas equipes, ao longo da folia. Até domingo foram três mandados cumpridos e cinco pessoas presas por tráfico de drogas. As ações seguem até o último dia do Carnaval.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp