BNews Folia

Camisas para exploração de serviço de mototaxistas são vendidas aleatoriamente

Publicado em 21/02/2017, às 13h24   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do serviço ainda não ser regulamentado em Salvador, o transporte de passageiros em motocicletas já se tornou um alternativa de muitas pessoas durante todo ano e no Carnaval, principalmente pela facilidade de acesso ao circuito, é ainda mais utilizado. Porém, tanto os veículos ciclomotores  quantos os condutores são fiscalizados pela Transalvador, o Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-Ba) e o Esquadrão Águia da Polícia Militar (PM) que orientou os passageiros sobre cuidados para viajar de forma segura.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) capacitou 1,2 mil mototaxistas na última semana. Apesar disso, o presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), Henrique Balthazar aparece em um vídeo vendendo camisas personalizadas para a exploração do serviço, exigindo apenas habilitação categoria “A” e ter uma motocicleta.

A atitude de Balthazar foi contestada por Adailton Couto, presidente dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmop-BA). Segundo Adailton, o transporte em motocicleta não deve ser feito apenas por um condutor habilitado, é preciso estar dentro das exigências da Lei 12.009 de 29 de julho de 2009, que regulamenta e ordena o serviço no âmbito federal. Ainda conforme Adailton, a venda aleatória de camisas para atuar no transporte em moto, além de oferecer riscos de acidentes de trâsnsito, o passageiro corre risco também de ser alvo de algum bandido travestido de mototaxista.

No curso de capacitação oferecido pelo Detran-Ba na semana passada os trabalhadores de transporte em motocicleta foram instruídos sobre a legislação de trânsito atualizada, equipamentos obrigatórios de segurança, direção defensiva e relações interpessoais. “Temos a preocupação em aprimorar os conhecimentos desses profissionais. Eles precisam ter plenas condições para enfrentar a complexidade do tráfego e de se relacionar com o público”, disse o instrutor Ednei Rios.

Foto: divulgação - Ascom / Detran-Ba

Em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) a reportagem do Bocão News foi informada que o órgão não pode se posicionar sobre a exploração do serviço, pois ainda não foi regulamentado em Salvador. No entanto, durante o carnaval, os mototaxistas serão ordenados e fiscalizados pela Semob com a Transalvador. Não como prestadores de serviço de transporte, mas como motociclistas convencionais. O que não deixa de ser curioso.

Os pontos de embarque e desembarque para quem vai utilizar esse transporte também serão organizados pelos órgãos municipais. As motocicletas e condutores serão fiscalizados pela Transalvador no âmbito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Esquadrão de Motociclistas Águia da Polícia Militar e o Detran-Ba intensificarão as fiscalizações de motociclistas durante o Carnaval. O comandante do Esquadrão Águia, Marcelo Grum informou que algumas pessoas travestidas de mototaxistas já foram detidas durante as ações do Águia no decorrer do ano.

Ele orienta aos foliões que vão utilizar motocicleta como transporte que observem as condições tanto do ciclomotor, quanto do condutor.  “Importante pedir que o motociclista apresente Carteira Nacional de Habilitação (CNH), observar se a moto está com placa, se o condutor está com capacete, além das condições da motocicleta e nunca fazer uma viagem sozinho, no caso, pegar motos em grupos”, orienta. 

Durante entrevista no programa Se Liga Bocão da Itapoan Fm, na tarde desta segunda-feira (20), o secretário da Semob Fabio Mota afirmou que será publicada nesta quarta-feira (22) a regulamentação do serviço de mototaxistas em Salvador. Porém a fiscalização de mototaxistas como transportes só poderá ocorrer, após o final da regulamentação, que deve acontecer a partir segundo semestre desse ano. Nesse processo acontece o cadastramento o motociclista dentro dos critérios, padronização das motocicletas entre outros estabelecidos no regulamento.

A reportagem do Bocão News ligou para o presidente da presidente da Sindmoto, Henrique Balthazar, mas não teve as ligações atendidas ou retornadas.

Veja o vídeo da venda de camisas para mototaxistas de forma aleatória:

Publicada no dia 20 de fevereiro de 2017, às 17h28

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp