BNews Pet

Pesquisa revela cheiro preferido dos cachorros; confira

Ilustrativa / FreePik
Pesquisa de neurocientista determinou o cheiro preferido dos cachorros  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 07/02/2024, às 20h30



Com o avanço da ciência, muitas dúvidas sobre o comportamento dos cães foram esclarecidas ao longo dos anos. Desta vez, um estudo conseguiu chegar à conclusão do cheiro favorito dos cachorrinhos e, para o total deleite dos amantes de cães, os pets não só reconhecem, mas amam a fragrância de seus cuidadores.

Segundo uma pesquisa realizada em janeiro de 205 pelo Center for Neuropolicy da Emory University, e publicada na revista Behavioral Processes, o neurocientista Gregory Berns utilizou imagens cerebrais avançadas para comprovar que os cachorros reconhecem os cheiros de seus donos, mesmo quando eles não estão por perto.

"Já que os cães são muito mais olfativos do que os humanos, suas respostas provavelmente seriam ainda mais poderosas do que as que poderíamos ter", revelou o cientista para o Discovery News.

Segundo o estudo, foi possível analisar cinco cheiros diferentes reconhecidos pelos cachorros que passaram pelo estudo, sendo eles: o próprio cheiro do cachorro, um cachorro desconhecido, um cachorro que morava com eles, um humano desconhecido e um humano conhecido que vivia com eles.

De acordo com a pesquisa, todos os cinco aromas provocaram atividade na parte cerebral do cachorro, onde ele realizava associações positivas sobre a pessoa ou outro pet que possuía aquele cheiro. Os momentos em que os pets demonstraram maior ligação emocional foram, justamente, quando lhes eram apresentadas fragrâncias familiares.

"Os cães não só discriminaram o cheiro humano familiar dos outros, como também tiveram uma associação positiva com ele. Embora possamos esperar que os cães estejam altamente sintonizados com o cheiro de outros cães, parece que a 'resposta de recompensa' está reservada aos seus humanos. Se isso se baseia em comida, brincadeira, predisposição genética inata ou qualquer outra coisa, continua sendo uma área para investigação futura", comentou Berns ao artigo de Viegas.

Então, não é errado afirmar que o homem é o melhor amigo do cão, já que seu cheiro é uma das ligações emocionais mais fortes presentes na relação entre os dois.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp