BNews Pet

Pandemia agravou depressão em animais; saiba mais

Reprodução/Pixabay
Saiba como detectar depressão em animais e descubra como tratar doença  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 07/10/2022, às 12h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisas recentes realizadas com animais comprovaram a existência de quadros de tristeza profunda em cães e gatos, em especial nesse período da pandemia. A perda de alguém amado e os longos períodos de solidão são apontados como os principais fatores para essa melancolia. A médica veterinária Marcela Bernal explica que os casos de depressão em cães e gatos atingem um número bem maior de animais do que o imaginado. "A pandemia agravou tudo isso", explica.

Segundo ela, estudos comprovam que os transtornos em animais se dão devido a convivência de forma intensa com os donos e a domesticação. Geralmente os animais acometidos pela depressão ou ansiedade possuem uma 'dependência emocional' de seus tutores. "Independência emocional animal é fundamental para desempenhar os hábitos e ações respeitando as características de cada espécie como felinos e caninos. Cada um tem um comportamento que precisa ser respeitado, ainda que convivam juntos, eles possuem diferenças", diz a veterinária.

Enquanto na ansiedade as queixas estão mais relacionadas à desobediência, à agitação ou à agressividade do animal, na depressão os sintomas tendem a ser mais complexos e a englobar perda de apetite, apatia, prostração, pouca afetividade, sono excessivo. Algumas mudanças de comportamento do animal podem apontar a doença, como lamber e morder as patas de forma excessiva. Pode até acontecer de o pet se esconder do próprio dono.

A veterinária explica que diferentes tipos de medicamento e atividades podem ser recomendados pelos veterinários para que seja feito o tratamento do estado depressivo em cachorros, e as indicações variam de acordo com o grau e a intensidade da doença em cada animal.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp