BNews Pet

Onça-pintada é domesticada por funcionários de fazenda após perder mãe em queimadas

Divulgação
A onça-pintada vai passar por exames e iniciar um tratamento para a reinserção no mundo silvestre  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/02/2022, às 16h32   Redação



Uma onça-pintada foi domesticada por funcionários de uma fazenda próxima a Cáceres, a 220 km de Cuiabá, após perder a mãe nas queimadas que ocorreram no Pantanal em 2020. Segundo a Polícia Ambiental, apesar de ser ‘mansa’ com pessoas, ‘Marruá’ passou a matar os animais criados na propriedade e, por isso, o fazendeiro decidiu pedir ajuda para levá-la para um local mais adequado.

Em imagens registradas pelos agentes responsáveis pelo resgate do animal é possível ver ‘Marruá’, como é chamada, caminhando tranquila ao lado das pessoas.

“Ela estava realmente domesticada. Não tivemos nenhum problema para chegar perto dela, inclusive chegamos até a fazer carinho nela”, disse um policial ambiental que ajudou no resgate, ao G1. 

O policial disse que a equipe que atuou na operação brincou com o animal e que em nenhum momento ela se estressou. "As brincadeiras machucam, ela é brincalhona, mas quer pular e morder", contou.

Segundo ele, a onça era muito bem tratada pelos moradores da fazenda e que não tinha nenhuma lesão. Ele informou que a onça vai passar por exames e iniciar um tratamento para a reinserção no mundo silvestre.

"Foi fantástico, uma experiência que eu jamais pude imaginar", resumiu.

Leia também:

Cachorro tenta “afogar” tutor em piscina e vídeo viraliza na web; assista
Cachorro ganha fama na web após ser discriminado pela aparência; entenda caso

O policial contou que, durante o resgate, foi até a janela e chamou o animal. Para sua surpresa, a onça veio e com a cabeça abriu a janela da casa. "Parecia um cachorro, você passa a mão nela e a onça quer brincar. Nunca pensei que poderia fazer isso com uma onça-pintada", disse.

A captura da onça-pintada foi feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar Ambiental e voluntários da ONG NEX – No Extinction, que cuida da preservação de grandes felinos.

Marruá será levada para Goiás e ficará sob os cuidados da ONG. Na nova casa, ela deverá será tratada e reinserida ao habitat natural.

Leia Mais:

Animal é sugado por aeronave e companhia aérea quer indenização milionária; entenda
Companhia aérea perde documentos e cachorro fica preso em aeroporto
Donos do coelho Alfredo prometem acionar Justiça contra companhia aérea

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp