BNews Pet

Novembro Azul Pet: caes e gatos machos devem fazer rastreamento de câncer de próstata

Divulgação
Hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata comprometem a saúde dos animais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/11/2022, às 14h25   Redação BNews



Assim como os humanos, cães e gatos machos apresentam uma glândula chamada de próstata, que também merece receber cuidados na saúde do animal. Os tutores precisam ficar atentos, pois essa glândula pode aumentar de tamanho durante a vida do pet e causar Hiperplasia Prostática Benigna e câncer de próstata, que comprometem a saúde do animal.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A hiperplasia é uma das enfermidades prostáticas mais comuns em cães machos não castrados, sendo considerado um fator inicial para o desenvolvimento de outras afecções da próstata. Já o câncer de próstata, é uma doença maligna e invasiva, que ocorre de forma espontânea e acomete predominantemente os cães entre 8 e 11 anos.

Para orientar os tutores e fazer uma triagem entre os animais, a UNIFACS promove a ação Novembro Azul Pet, até esta quarta-feira (30), na clínica veterinária da instituição, a Clivet UNIFACS.

No local, os animais passam por uma triagem (anamnese e exame físico do sistema reprodutor) e os tutores serão orientados sobre os principais sinais clínicos que podem ter relação com a hiperplasia prostática canina e o tumor de próstata, garantindo mais chances de tratamento e cura em casos positivos para as doenças.

Os atendimentos acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para participar da ação durante o mês de novembro, os tutores precisam realizar o agendamento, feito pelo WhatsApp 3203-2649.

“O Novembro Azul Pet é uma excelente oportunidade para os tutores conhecerem alguns sinais clínicos que podem ter relação com a hiperplasia prostática benigna ou com o câncer de testículo e próstata, além de criar um vínculo com a comunidade e assim informar sobre prevenção dessas doenças que afetam os cães e gatos machos”, destacou a professora Simone Freitas, coordenadora da Clivet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp