BNews Pet

Não são leais? Entenda porquê os cães podem morder os próprios donos

Reprodução/Pixabay
Cães podem morder os próprios donos, mas isso não tem relação com sua personalidade  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 13/11/2023, às 13h30



Notícias de cães atacando o próprio dono não são tão incomuns. Contudo, é errado associar uma ação agressiva do pet com o caráter dele. Existem diversas causas que um cachorro pode se tornar agressivo, mas, nenhuma delas é relacionado com o animal ser "ruim" por natureza.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Os cães podem estranhar, rosnar e até morder os próprios tutores por medo, dor, ansiedade, etc. Há diversas razões, que dependem do estilo de vida, educação, rotina de cada animal.

O animal que se tornou agressivo precisa ser treinado de forma correta pelo tutor. Caso o dono não domine sobre o tema, o recomendado é contratar os serviços de um profissional capacitado para que ele não corra nenhum risco.

Saiba alguns motivos que deixam o cachorro agressivo:

Problemas de saúde

Os cães podem estar com dor ou com outro problema de saúde. O ideal é que seja analisado se, aliado a isso, o pet não está com falta de apetite, perda de peso, apatia, etc. O ideal é buscar, inicialmente, ajuda de um médico-veterinário para verificar essa questão.

Estresse

Descartado a hipótese de problemas de saúde, o tutor deve analisar as questões comportamentais, como, por exemplo, se o cachorro se irrita o tempo todo ou apenas em situações específicas.

Geralmente, os cães mais agressivos tendem a ter sido uma socialização inadequada, uma rotina pobre em atividades ou traumas anteriores. Isso pode fazer com que ele desenvolva estresse, medo, ou ansiedade crônica.

Falha na comunicação

Os tutores e os pets podem não estar se entendendo, por isso, é importante que o dono de cachorro procure saber como treinar e educar seus pets. Os peludos rosnam e avançam nos humanos como último recurso.

Como acalmar o cão bravo?

Muita gente não sabe o que fazer quando o cachorro fica extremamente estressado em casa. Uma dica dada por especialistas é ter um petisco apetitoso em mãos e mostrar ao pet enquanto diz o comando "solta" para ele.

Quando o doguinho soltar o que quer que ele esteja mordendo, recompense-o na mesma hora. O ideal é repetir esse mesmo processo diversas vezes até que ele entenda as regras. Não é recomendado brigar e gritar com o animal.

Estabelecer uma rotina com horários corretor de dormir, acordar, comer, passear e brincar pode ajudar a diminuir o estresse também. A chegada de outros pets, sempre de maneira gradual e cautelosa, também pode auxiliar nisso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp