BNews Pet

Irmão de pata: Como saber se seu pet precisa de uma companhia? Especialista explica

Ilustrativa / FreePik
Especialiasta comentou como indentificar que pet precisa de um irmão, e como realizar a adaptação entre os animais  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 25/09/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Com a correria da rotina dos tutores, muitos pets acabam se sentindo solitários ao serem deixados sozinhos em casa. Trazer um novo companheiro para a residência pode ser a solução ideal para ajudar o bichinho com sua solidão.

Ao BNews Pet, a médica-veterinária Luana Moura compartilhou como os tutores podem identificar os principais sinais de que o pet está precisando de uma companhia:

  • Lambida excessiva;
  • Destrói objetos;
  • Alterações comportamentais;
  • Chama constantemente a sua atenção;
  • Falta de apetite;
  • Choro em todas as despedidas.

Luana destaca que, caso esses comportamentos não se atribuam ao pet estar com estresse ou ansiedade, então a melhor decisão é adquirir um novo companheiro, pois isso mostra que o animal realmente está se sentindo sozinho.

A introdução de um novo animalzinho na família é um momento muito especial, entretanto com grandes desafios, principalmente ao adaptar o pet ao seu novo irmãozinho. Pensando nisso, a médica-veterinária explicou a melhor forma de fazer a interação inicial entre os pets. 


"Quando decidimos adicionar um novo pet à família, é preciso ter paciência no período de adaptação", comentou Luana.


A veterinária listou as características a serem analisadas ao adquirir um novo animal de estimação. O primeiro passo é analisar a escolha do novo pet, considerando fatores como sexo, raça e idade, que podem dificultar ou facilitar a adaptação entre ambos. Alguns pets tendem a disputar território durante o período de adaptação. Portanto, o primeiro passo é separar um espaço na casa para o novo pet, para que a adaptação entre os dois seja gradativa e o novo pet não invada o território de forma brusca.

"Eles precisam primeiro se conhecer e aprender a compartilhar o mesmo espaço antes de ficarem juntos o tempo inteiro. É importante adquirir produtos individuais para o novo pet, como cama, comedouro, bebedouro e sanitário higiênico", finalizou a profissional.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp