BNews Pet

Estudo revela que abelhas têm comportamento semelhante ao de pet; saiba qual

PollyDot por Pixabay
Estudo revela comportamento inusitado de abelhas e as compara com pets  |   Bnews - Divulgação PollyDot por Pixabay

Publicado em 28/10/2022, às 10h12   Cadastrado por Milena Ribeiro



Os zangões sempre estiveram relacionados a uma vida de trabalho e, até então, não havia momentos de lazar associados a esses insetos. Porém, cientistas britânicos revelaram que as abelhas podem se divertir com bolas, assim como humanos e pets.

A pesquisa, publicada no Journal of Animal Behavior, mostra que os estudiosos perceberam que as abelhas interagem com objetos inanimados para brincar e, essa descoberta revelou que os cérebros desses animais são mais complexos do que se imaginada.

A professora de ecologia sensorial e e comportamental da Queen Mary University of London (QMUL), Lars Chitka, disse: "Há muitos animais que brincam apenas por diversão, mas a maioria dos exemplos vem de mamíferos e pássaros jovens. Esta pesquisa fornece uma forte indicação de que os cérebros dos insetos são muito mais desenvolvidos do que podemos imaginar".

No estudo ficou comprovado que as abelhas giram bolas de forma repetida mesmo que não tenha nenhum incentivo para isso. As mais jovens rolam mais do que as abelhas mais velhas e os machos adultos mais do que as fêmeas.

Na pesquisa, 45 abelhas foram colocadas em uma arena experimental e puderam caminhar por um caminho tranquilo para obter uma guloseima ou ir para áreas com bolas de madeira. Segundo os cientistas, os insetos individuais rolaram as bolas entre uma e 117 vezes ao longo do experimento.

Em outro teste, 42 outras abelhas puderam ter contato com duas câmeras coloridas e uma delas continha bolas de madeiras. Quando as bolas foram retiradas, os insetos mostraram preferência pela cor da sala que eram associadas às bolas. Isso provou que as abelhas movem as bolas apenas para brincar.

No estudo, os pesquisadores disseram: "Descobrimos que rolar a bola não contribui para estratégias de sobrevivência imediatas. [E] Foi gratificante em essência". A análise se baseia nas pesquisas anteriores do cientista alemão Lars Chittka, que revelaram que as abelhas podem ser treinadas para marcar um gol em troca de alimentos açucarados.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp