BNews Pet

Estudo diz que gatos são como “espécie alienígena invasora”; entenda

Pixabay
O estudo citou o dano causado pelos felinos aos pássaros e outros animais selvagens  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 28/07/2022, às 18h42   Redação BNews



Um estudo feito por um instituto polonês classificou os gatos domésticos como uma "espécie alienígena invasiva". A pesquisa citou o dano causado pelos felinos aos pássaros e outros animais selvagens. O principal cientista responsável pela pesquisa foi Wojciech Solarz, que é biólogo da Academia Polonesa de Ciências.

Depois que o estudo foi divulgado, algumas pessoas que têm gatos se posicionaram contra o resultado, principalmente depois que Solarz inseriu o Felis Catus, o nome científico do gato doméstico comum, em um banco de dados nacional do Instituto de Conservação da Natureza administrado pela Academia.

Em entrevista ao Associated Press na terça-feira (26), Solarz descreveu o crescente consenso científico de que os gatos domésticos têm um impacto prejudicial na biodiversidade, por causa do número de aves e mamíferos que eles caçam e matam. Além disso, os critérios para incluir o gato entre as espécies exóticas invasoras “são 100% atendidos pelo gato”.

No entanto, a conclusão de Solarz sobre os felinos foi contestada por uma autora chamada Dorota Suminska, que apontou outras causas da diminuição da biodiversidade, incluindo um ambiente poluído e fachadas de edifícios urbanos que podem matar pássaros em voo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp