BNews Pet

Entenda por que os cachorros não podem tomar café e saiba quais outros alimentos devem ser evitados

Pixabay
Café e outros alimentos podem ser letaias para cachorros  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 01/01/2022, às 13h11   Redação BNews



Pode ser muito difícil resistir à carinha fofa que o seu cãozinho faz quando você está comendo ou bebendo alguma coisa. Nesse momento, muita gente opta por compartilhar o alimento com o animal, pensando estar fazendo bem a ele. Contudo, não é bem assim. O café, bebida tão comum no Brasil, por exemplo, pode ser altamente tóxico para seu animal.

A cafeína contida na bebida é um grande problema para o cão. Ela atua no corpo do animal, assim como atua no dos seres humanos, afetando o sistema nervoso e o coração. Nos cães, porém, os efeitos tendem a ser potencializado, pois a tolerância dos animais é bem menor que a humana.

Leia Mais:

Seu cachorro não gosta do seu abraço; confira a explicação de um especialista
Cachorro para criança? Confira mitos e verdades sobre essa relação
Entenda os tipos e significados dos latidos de cachorro

A explosão de energia gerada pela cafeína pode causar aumento da frequência cardíaca a níveis letais. A bebida pode levar a agitação, comportamento anormal, frequência cardíaca elevada e aumento na pressão arterial. O pet ainda pode sofrer com colapso, convulsões, tremores, perda de controle muscular, vômito e diarréia. Os sinais dos sintomas podem surgir após 30 minutos ou1 hora do cão ingerir a bebida.

Os piores sintomas, normalmente, aparecem nos cães de pequeno porte. Aliás, a quantidade de café e o tamanho do animal são fatores importantes para que os veterinários possam determinar o quão grave são os sintomas e quais medidas devem ser tomadas. Vale ressaltar que, em qualquer quantidade, a bebida pode ser tóxica para o cachorro.

Muita gente liga cafeína apenas ao café, contudo, essa substância está presente em vários alimentos. Outros alimentos também devem ser evitados, como chocolate, pílulas dietéticas, bebidas energéticas, chás, achocolatados e comprimidos para dores, como Neosaldina e Dorflex.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp