BNews Pet

Deputada defende tiktoker "pai" de capivara e questiona multas de mais de R$ 17 mil; órgão explica

Reprodução/Instagram @agenor.tupinamba
Tiktoker "pai" de capivara tem enfrentado problemas com o Ibama e tem recebido apoio de deputados  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @agenor.tupinamba
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 25/04/2023, às 09h33


FacebookTwitterWhatsApp

O influenciador e fazendeiro Agenor Tupinambá tem enfrentado grandes problemas com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) após ter viralizado na web por manter relações próximas com animais silvestres. Tendo que pagar mais de R$ 17 mil, a defesa do tiktoker questiona as sanções.

O Ibama aplicou uma série de medidas contra o tiktoker, além da multa, ele deveria entregar a capivara Filó para o órgão e apagar os conteúdos que apareciam os animais silvestres em seus perfis. Recentemente, o influencer contou que Filó não será mais levada pelo órgão, mas ele ainda procura recorrer da multa.

A deputada federal Joana Darc (União). que faz parte da equipe do tiktoker, publicou alguns vídeos ao lado do influencer e criticou as medidas. "Em todos esses anos de proteção animal, eu nunca vi isso. O @agenor.tupinamba está sendo punido injustamente, e tratado como criminoso em uma situação que NÃO EXISTE maus-tratos", disse ela.

Em nota publicada no domingo (23), o fazendeiro disse: "Temos um grupo de advogados animalistas responsável pelas peças judiciais, que conta com o apoio da Comissão de Proteção dos Animais da Assembleia do Amazonas. A equipe está concentrada em ações que resguardem a permanência da 'Filó' em seu habitat natural e revogação das multas aplicadas. Na quarta-feira (25), cumpriremos agenda em Brasília".

"O caso não foi encerrado. Nossa luta só começou, e pedimos que vocês não larguem nossa mão nesse momento tão delicado", concluiu..

O Ibama já rebateu a informação passada pelo deputado federal Felipe Becari (União) e disse: ""O Ibama não retirou até o momento nenhum animal que está em posse de Agenor Tupinambá. O Ibama irá, primeiramente, realizar uma diligência para averiguar o estado de saúde e condições dos animais. A partir de laudos técnicos dos fiscais, o Ibama tomará as medidas legais cabíveis".

Sobre as multas, o órgão afirmou que não são apenas relativas a capivará Filó, mas também por causa de suposto maus-tratos contra uma preguiça-real, que acabou morrendo enquanto estava sob os cuidados do fazendeiro.

No post de Joana Darc, porém, ela comentou o fato. "Acusaram ele de matar uma preguiça, que ele ajudou a salvar a vida, mas infelizmente não resistiu. Não seria um absurdo?".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp