BNews Pet

Criadores de pássaros fazem protesto em Salvador nesta quinta-feira (31); entenda caso

Reprodução/Youtube/Canto dos Pássaros
Criadores de pássaros tiveram suas aves apreendidas na última quinta (24)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube/Canto dos Pássaros

Publicado em 31/03/2022, às 17h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após terem suas aves, da espécie papa-capim, apreendidas em uma suposta "rinha", no bairro da Cidade Nova, em Salvador, os criadores dos pássaros resolveram protestar no Dique do Tororó, na tarde desta quinta-feira (31), alegando que o fato não aconteceu como foi divulgado. De acordo com eles, acontecia uma competição de canto e não havia nenhum animal sendo vítima de maus-tratos. 

Na última quinta-feira (24), cerca de 50 pássaros foram apreendidos e 11 pessoas foram levadas à delegacia após os Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) encontrarem as aves em gaiolas cobertas e em condições que indicavam maus-tratos, de acordo com eles. A COPPA foi acionada através de denúncias que relataram que havia competição de canto dos pássaroa no local. 

Criadores de pássaros fazem protesto em Salvador nesta quinta-feira (31); entenda caso

Nesta quinta (31), os donos de pássaros esclareceram que as aves não foram submetidas a situação de maus-tratos e informaram que eles podem cantar até 3 horas. Eles ainda afirmaram que, caso estivessem sendo mal tratados, os animais não iriam cantar. 

"Nunca botamos nenhum tipo de ave para brigar. Somos criadores legalizados perante ao Ibama, pagamos uma taxa anual. Não somos nem donos dessas aves, não podemos nem vender essas aves, nós podemos fazer uma doação de transferência, mas vender jamais e colocar para brigar é inaceitável", disse ao Balanço Geral um criador da ave papa-capim. Ele ainda assegurou: "100% das nossas aves são anilhadas e documentadas".

Leia Mais:

Apocalipse? Pássaros invadem estacionamento de supermercado e assustam motoristas; assista
Há problema em cobrir os pássaros à noite? Especialista alerta sobre a prática
Centenas de aves caem mortas do céu e caso assusta população; entenda e veja vídeo

Questionado sobre o motivo de colocar os pássaros para cantar durante tanto tempo, ele disse: "É um treinamento, isso faz com que ele estimule ainda mais o seu instito de defesa em seu território, isso faz com que ele casale melhor, ele tenha seus filhotes". De acordo com ele, a criação dessas aves acontece para que, caso um dia ela entre em extinsão, os criadores possam devolvê-la à natureza.

O comandante da operação, tenente Lima Júnior, explicou que a determinação do comando da unidade é intensificar as rondas ambientais e pontuou o principal papel da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental é fazer essa fiscalização. 

A ideia era de que as aves apreendidas fossem encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Ceta) do Ibama.

Criadores de pássaros fazem protesto em Salvador nesta quinta-feira (31)

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp