BNews Pet

Cães são preparados para proteger a população na Bahia

Divulgação/Joá Souza/GOVBA
COC abriga cães para salvar e proteger população na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Joá Souza/GOVBA
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 08/05/2023, às 11h57


FacebookTwitterWhatsApp

Os doguinhos que estão abrigados no canil da Companhia de Operações com Cães (COC) e pertecem à Polícia Militar da Bahia (PMBA) passaram por um treinamento rigoroso, em Lauro de Freitas, para serem capazes de identificar drogas e armas de fogo para salvar e proteger a população baiana.

Além de identificar os materiais, os animais ainda ajudam nas operações de busca e captura. No canil, atualmente, tem pastor alemão, pastor belga Malinois, labrador, rottweiler, golden retriever, bloofhound e cane corso. Seis filhotes também integram o canil e estão em processo de formação para se juntar ao grupo.

Mas, para fazer parte do grupo, o tenente Elder Azevedo, afirmou que precisa preencher determinados requisitos e participar de uma seleção bastante criteriosa.

"Os cães que fazem parte da Companhia são escolhidos a dedo. Eles precisam ter um temperamento equilibrado, ser corajosos e ter uma grande disposição para o trabalho. A partir daí, são submetidos a um treinamento intensivo que os prepara para atuação em diferentes áreas", disse.

O policial ainda afirmou que os fiéis companheiros de quatro patas são bem cuidados e recebem muito amor e atenção.

"Os cães da Companhia de Operações com Cães são muito bem cuidados. Temos uma equipe dedicada que zela pelo bem-estar dos animais e os prepara para o trabalho diário. Além disso, os treinamentos são monitorados por instrutores qualificados, que ajudam a aprimorar ainda mais as habilidades deles", explica o tenente Elder Azevedo.

Os treinadores e policiais ainda pontuaram sobre quão bom é trabalhar com os pets.

"Os cães da Companhia mais do que colegas de trabalho, são verdadeiros amigos. Eles nos acompanham em nossas missões e nos protegem. Para nós, é uma honra trabalhar com esses animais incríveis", afirmou o soldado Lessa, que atua como adestrador na COC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp