BNews Pet

Encontrou um animal silvestre em casa ou no condomínio? Saiba o que fazer e quem acionar

Divulgação/Guarda Civil Municipal
Correto é manter a distância e acionar os agentes para que eles possam realizar o resgate de forma segura  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Guarda Civil Municipal

Publicado em 14/05/2021, às 14h35   Laiz Menezes



Nos primeiros cinco meses deste ano, 350 animais silvestres foram resgatados pela Guarda Civil Municipal (GCM) em Salvador. No mesmo período no ano passado, esse número chegou a 603. Mas você sabe o que fazer se, de repente, se deparar na rua, casa ou condomínio, com um animal desses? A corporação explicou ao BNews que em caso de contato com esses pets o correto é manter a distância e acionar os agentes para que eles possam realizar o resgate de forma segura. 

A corporação informou, ainda, que é importante observar a localização exata do animal para que os agentes o encontre com mais facilidade. Caso o animal tente se aproximar, o correto é buscar abrigo e se afastar o quanto antes.

Se a pessoa não conseguiu se afastar do animal e acabou sofrendo algum tipo de ferimento, o ferido deve ser encaminhado rapidamente para o hospital e acionar a Guarda Municipal. Em caso de picada de cobra, é importante levar a vítima para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). 

A corporação ressalta a importância de identificar o animal que causou o machucado e, se possível, tirar uma foto. A atenção deve ser redobrada se a pessoa for picada por uma cobra, visto que o médico precisa saber qual o tipo exato do animal para aplicar o soro específico para o tratamento e remoção do veneno. 

Em 2020, a Guarda Municipal resgatou 1254 animais silvestres em Salvador. Os bairros com maior incidência de cobras são Pituba, Fazenda Grande do Retiro, Patamares e Stella Maris.

Até agora, o animal mais resgatado este ano é o sariguê, com 22,84% de ocorrências. Em seguida aparece a serpente, com 21,14%; a jiboia, com 14,29%; a jabuti, com 11,43%; o papacapim, com 4,57% e o periquito, com 3,43%.

Por fim, se a pessoa encontrar um animal silvestre, além da Guarda Municipal, ela também pode acionar o Corpo de Bombeiros através do 193 e a Polícia Militar através do 190.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp