BNews Pet

Espanha decide que animais de estimação têm direitos iguais aos seres humanos

Tony Oliveira / Agência Brasília
Bnews - Divulgação Tony Oliveira / Agência Brasília

Publicado em 27/04/2021, às 08h58   Redação BNews



A Espanha aprovou uma lei que garante aos animais de estimação os mesmos direitos que os seres humanos. Agora, no país europeu, os animais domésticos que muitas vezes são vistos como meros objetos, serão vistos como “seres vivos”, perante a lei. As informações são do jornal espanhol La Vanguarda.

A lei que dá direitos iguais aos seres humanos e animais de estimação é de autoria da deputada socialista Sandra Guaita: “Qualquer um que se opusesse à mudança negaria a dor e o sofrimento dos animais. Devemos aceitar que os animais não são objetos, são seres vivos que sentem e sofrem”. Segundo a reportagem, a alteração da lei apresentada pelos socialistas e pelo partido de esquerda “Unidas Podemos” recebeu o apoio de todos os outros partidos, com exceção do partido de extrema direita Vox.

Leia também
Curta-metragem mostra horrores dos testes em animais na indústria cosmética; assista
Casos de crueldade contra animais em laboratórios são investigados na Espanha
Vídeo: Idoso é flagrado estuprando cachorro na rua
Sem dados sobre crimes de maus-tratos, Bahia caminha a passos lentos na causa dos animais

Ainda de acordo com o jornal, os pets serão considerados, inclusive, em processos de divórcio, como filhos do casal, ficando a cargo do juiz decidir com quem ficará a guarda do animal. No país, 49,3% dos lares possuem ao menos um animal de estimação, além disso, também tem uma das maiores taxas de divórcio da União Europeia, sendo comum disputas pela guarda de animais de estimação nos tribunais.

Com o texto, a Espanha se junta à França, Áustria, Portugal e Alemanha, na proteção aos animais com tratamento semelhante aos que recebem seres humanos. No entanto, a Espanha ainda é reconhecida como o país das touradas, e há alguns anos vem sendo condenada pela crueldade a que os touros são submetidos nesses eventos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp