BNews Folia

BNews Folia 2023: Artistas e foliões se preparam para o Fuzuê, Furdunço e Pipoco; confira o que vai rolar

Foto: Divulgação / Maíra Lins
Neste final de semana, o Fuzuê reúne 42 atrações no sábado (11) e o Furdunço terá 53 grupos e artistas no domingo (12)  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação / Maíra Lins

Publicado em 08/02/2023, às 05h50   Camila Vieira



Baianos e turistas sedentos pela retomada da folia já terão uma prévia da festa neste final de semana, com o pré-Carnaval do Fuzuê, que levará 42 atrações no sábado (11), e do Furdunço, com 53 grupos e artistas no domingo (12). Juntos, os dois eventos reúnem 95 atrações no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), para pavimentar o início do reinado de Momo que tem abertura oficial na semana seguinte, na quinta-feira (16). Artistas envolvidos na programação aguardam ansiosos para voltarem às ruas da capital baiana.

Totalmente gratuitos, os eventos de pré-Carnaval contarão com grandes atrações musicais, como Gerônimo Santana, BaianaSystem, Mudei de Nome, Escandurras, Danniel Vieira, Lincoln Sena, Tuca Fernandes, Armandinho, Magary Lord e muito mais. 

Com participação confirmada no Furdunço, o cantor Magary Lord tem muitos motivos para comemorar. Além da retomada do desfile, o artista celebra os mais de 10 anos de um dos seus hits mais conhecidos, a música “Inventando Moda”. “A gente está preparando uma apresentação que denota irreverência e atitude com muita música baiana e criatividade para celebrar a volta do Carnaval para rua e ainda brindar nossa canção que é uma verdadeira marca da minha carreira”, frisou Lord.

Divulgação / Magary Lord

O clima de expectativa e ansiedade também toma conta da sambista Maira Lins. Sétima atração a desfilar, a artista fará uma homenagem a escritora e feminista, Frida Khalo. “Vamos levar a mensagem dela como um símbolo, uma síntese do poder da arte de dar a mulher um lugar de evidência, respeito, e relevância no mercado. Muito território foi conquistado com vitórias e posturas inspiradas por mulheres como ela. É uma forma de atrair os olhares para muitas mulheres do samba que cantamos em nosso repertório há anos. São sucessos da música popular brasileira, mas que estão num contexto machista e silenciador. Vamos ao Furdunço dá vozes a todas essas mulheres”, disse Maira.

Divulgação / Maira Lins

Para um grupo de turistas que acabou de chegar à Salvador para curtir 20 dias de férias, o pré-Carnaval, neste final de semana, será um termômetro para a grande Folia de Momo, na semana entre os dias 16 e 21. A carioca, Milena Dias, 29 anos, confessa que está ansiosa. Estreante no Carnaval de Salvador, a turista afirma que está muito animada para conhecer a maior festa de rua do mundo. “Sempre vi pela internet. A ideia era chegar na semana que vem, mas conseguimos antecipar e já viemos para curtir a prévia”, diz a jovem que está acompanhada de mais quatro amigas que também nunca participaram da festa.

Léo Santa puxa o Pipoco - O pré-Carnaval tem continuidade na próxima terça-feira (14), com mais uma edição do Pipoco, tradicional arrastão sem cordas puxado por Léo Santana, no Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra). Na quarta-feira (15), os bloquinhos e fanfarras continuam a animar a cidade no circuito Sérgio Bezerra (Monumento do Cristo até o Farol da Barra).

Carnaval - Serão 1 mil atrações, sendo 600 nos sete circuitos (Dodô, Osmar, Batatinha, Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Mestre Bimba e Riachão),  e outras 400 em dez bairros e nas três ilhas, além de palcos espalhados pela cidade.

Em entrevista coletiva concedida na última nesta terça-feira (7(, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, chamou atenção para número de atrações do Carnaval 2023 e comentou ainda sobre a expectativa de arrecadação para a capital baiana. "É o maior verão de todos os tempos. Nunca a cidade recebeu tantos turistas como nós estamos recebendo agora. É impressionante, graças a Deus, graças ao trabalho que foi feito nos últimos anos. A cidade se reposicionou, a cidade hoje é bem falada no Brasil e no mundo. A gente sabe que o Carnaval é o fechamento, a celebração de tudo isso e já começa neste final de semana. A expectativa é grande. O que injeta de recurso na economia permite que muitas pessoas garantam uma renda", disse, ressaltando que a expectativa de arrecadação gere em torno de R$ 2 bilhões.

Confira a programação do Fuzuê, sábado (11):

Divulgação/PMS

Veja os artitas que desfilam no Furdunço, domingo (12):

Divulgação/PMS

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp