BNews Folia

Prefeito avalia criar fundo do carnaval

Publicado em 10/03/2011, às 21h02   Redação Bocão News



A criação do Plano de Zoneamento do Carnaval  (PZC), foi decidida pelo prefeito João Henrique na manhã desta quinta-feira, 10, durante a reunião de avaliação do Carnaval 2011, com os secretários municipais, em seu gabinete, no Palácio Thomé de Souza. 

PZC  vai funcionar como uma espécie de PDDU do carnaval, delimitando as áreas de ocupação nos circuitos da folia, estabelecendo o que pode ser instalado no local e com que tipo de estrutura.

O prefeito definiu ainda a realização de reuniões mensais ao longo do ano para estabelecer as diretrizes do plano e aprimorar a organização da festa de 2012. Além disso, João Henrique estabeleceu reuniões específicas para tratar da Copa do Mundo 2014, chuvas e trânsito e transporte coletivo. 

Durante a reunião de avaliação discutida a possibilidade de criação de um Fundo do Carnaval, que deverá integrar o PZC, com o objetivo de buscar recursos durante todo o ano para aplicar na infraestrutra da folia momesca.

A reunião foi aberta pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, que fez um balanço do carnaval 2011, mostrando o crescimento percentual da captação de recursos tendo como base os dois últimos anos.

A arrecadação da Saltur com cotas de publicidade, em 2011, foi de R$ 15,6 milhões, representando um acréscimo de 108%, com relação a 2009, e 11%, com relação a 2010.

Desse montante, foi feito um repasse de R$1,6 mi para blocos afros. Os patrocinadores foram Itaú, Petrobras, Schin, Bahiatursa, Samsung, o portal Terra, a Transamérica, a revista Contigo e o SBT.

O carnaval acabou, mas a verba de patrocínio da estatal do petróleo não entrou nos cofres municipais, pois o contrato até este momento não foi assinado enter as empresas.

Ao todo, desfilaram no Carnaval de Salvador 217 entidades credenciadas, um trio especial com o cantor Moraes Moreira, oito trios independentes promovidos pela Saltur, 100 atrações nos bairros, 32 atrações no Palco do Rock e 24 atrações do espaço infantil.

Tinoco destacou os índices turísticos. A cidade recebeu 500 mil visitantes durante a folia, tendo 100% da sua rede hoteleira ocupada segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH).

Outros dados positivos, foram a chegada de nove navios no período da festa, com 23.800 pessoas, e 25 passageiros desembarcados no aeroporto de Salvador, segundo a Infraero. 

Além do receptivo e da festa, a prefeitura garantiu limpeza, iluminação, sanitários químicos, postos de saúde, fiscalização de ambulantes e de camarotes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp