BNews Folia

Para Vovô do Ilê, cervejarias não querem patrocinar negros

Imagem Para Vovô do Ilê, cervejarias não querem patrocinar negros
“Os negões gostam das loiras, mas loiras não querem papo com os negões”, dispara  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/03/2014, às 20h54   Lucas Esteves e Marivaldo Filho



Com a língua afiada, o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê, abriu o verbo ao Bocão News na concentração da saída do bloco neste Sábado de Carnaval e falou do racismo existente na Bahia. Segundo ele, o preconceito contra os negros atinge todas as esferas e, no que tange ao Carnaval, desfiles e condições de atuação na folia, Vovô considera que a intolerância com a cor traz novos prejuízos aos blocos negros.
Polêmico, o diretor provoca as cervejarias que patrocinaram e restringiram as vendas de cervejas e refrigerantes na folia. Apesar de haver muito dinheiro para a festa, o mesmo tratamento não foi dispensado aos blocos afro, as estrelas principais do Carnaval deste ano. “A sociedade e os patrocinadores, antes de serem capitalistas, são racistas e não aceitam que os negros ganhem dinheiro”, dispara.
“As cervejarias não querem patrocinar os negros e temos muitas dificuldades por isso. Os negões gostam das loiras, mas as loiras não querem papo com os negões”, continua. Para tentar reverter a tendência, Vovô sugere que a iniciativa do Afródromo – que considera positiva – seja expandida para além do Carnaval. “Está muito aquém do que precisamos”.
Em 2014 o Afródromo, que foi criado por Carlinhos Brown, viverá seu segundo ano de desfiles. No Domingo de folia, o coletivo de blocos afro sairá no Campo Grande a partir das 18h30. A fila de atrações contará com Filhos de Gandhy, Ilê Ayê, Carlinhos Brown, Cortejo Afro, Timbalada, Muzenza e Malê Debalê.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp