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Gerente de propaganda do Grupo Petrópolis detalha investimentos no Carnaval e fala sobre exclusividade de cervejas nos circuitos da folia

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Eliana Cassandre também respondeu se o Grupo tem interesse em voltar a ser a cerveja oficial do Carnaval de Salvador   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/02/2019, às 19h50   Rafael Albuquerque


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A cerveja Itaipava, do Grupo Petrópolis, chegou à Bahia com mais força em 2013. De lá pra cá a cervejaria já dominou por dois anos o Carnaval de Salvador e realizou diversas ações de ativação junto aos consumidores. Nesta quinta-feira (21), a gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, esteve em Salvador para detalhar o plano de investimento da marca na folia deste ano e falar sobre outras ações. Em entrevista ao BNews, Eliana afirmou que a Bahia tem um carinho especial da marca, e não é por acaso: “a Bahia, pra nós, é o espelho do Nordeste, é a vitrine da entrada no Nordeste, tanto que a gente escolheu a Bahia para receber nossa primeira fábrica na região. A gente tem uma característica na comunicação da marca onde queremos levar a mensagem de verão para as pessoas o ano todo, mas não é verão estação, é verão de estado de espírito. Pode estar chovendo lá fora, mas podemos fazer um verão aqui dentro. É alegria, ousadia, energia, vontade de fazer, atitude, e tem muito disso aqui neste estado”.

O Grupo Petrópolis quase que triplicou o investimento no Carnaval da Bahia. Pulou de R$ 2,8 milhões em 2018 para R$ 8,3 milhões este ano. O motivo é “retribuir a aceitação e o carinho que o público da Bahia teve com a gente”, justificou a gerente. E nesse investimento tem R$ 5,2 milhões em ações de verão e Carnaval da Itaipava – terceira marca mais vendida no Brasil, e R$ 3 milhões da Petra Origem Puro Malte, uma novidade do portfólio do Grupo. O foco das ações da marca é o Carnaval, que atualmente tem contrato de exclusividade com a Ambev para vendas nos circuitos da folia. Ainda assim, a Petrópolis majorou o investimento. Questionada pelo BNews se levou em consideração a famigerada exclusividade antes de investir tanto no Carnaval da Bahia, Eliana Cassandre confirmou: “sim, tudo a gente olha com muito cuidado, até porque é um investimento muito alto. Nós estivemos como cerveja oficial do Carnaval de Salvador durante dois anos, logo depois que inauguramos a fábrica, até porque queríamos ficar perto do público. A gente estava chegando e queríamos que as pessoas tivessem acesso. Não adianta ter uma propaganda bonita na TV e não ter o produto na gôndola”.

Questionada se teria interesse em voltar a ser a cerveja oficial do Carnaval de Salvador, a gerente de propaganda explicou: “a gente está sempre aberto a oportunidades, mas é que tem aparecido outras oportunidades, outros patrocínios, que comparando ao que estamos construindo com a marca faziam mais sentido”. O interesse em voltar ao posto de cervejaria exclusiva do Carnaval de Salvador vai depender de “continuar acrescendo e trazendo faturamento pra devolver em forma de investimento”.

Mas se os produtos do Grupo Petrópolis não estarão à venda nos circuitos, em outros eventos e Camarotes a história é outra. A marca estará no Carnavalito, um evento que acontece sábado e segunda de Carnaval na Arena Fonte Nova. “O Carnavalito vai proporcionar uma experiência com a marca. É uma forma de a gente enaltecer e engrandecer o Carnaval de Salvador. Hoje você tem camarote, blocos, trios sem corda. E o que mais a gente poderia fazer pra tornar essa festa ainda mais cheia de experiências? Então, Carnaval tem tudo a ver com o espírito de verão, que é a mensagem que a gente quer passar. Uma festa a mais pra somar e acrescentar tem tudo a ver com a gente. É muito mais pra a marca estar perto do consumidor proporcionando uma experiencia, e não só pela propaganda passiva”.


Fábrica do Grupo Petrópolis em Alagoinhas

Além disso, a marca estará presente em blocos e camarotes, com destaque para o Camarote Salvador, que depois de 16 anos de parceria com o Grupo Heineken, detentor das cervejas Devassa e Schin, fechou patrocínio com o Grupo Petrópolis e terá no luxuoso espaço a cerveja Petra Puro Malte para consumo dos foliões. Sobre a Petra Puro Malte, Eliana falou com empolgação do interesse dos brasileiros sobre esse segmento de cervejas: “o assunto cerveja tem ficado cada vez mais forte na mesa de bar, entre os amigos. As pessoas estão mais curiosas, estudando mais e falando mais sobre cervejas. No Brasil temos mais de dois mil rótulos de cervejas de diferentes. Agora as pessoas começam a saborear o puro malte e ter uma aceitação grande. A gente tinha a marca Petra, daí lançamos a Petra Origem Puro Malte. Foi uma estratégia que nasceu pensando no mercado do Nordeste. A gente fez nossa parte, fez tudo direitinho e está dando certo. Daqui a pouco vamos estar entre as dez mais vendidas. A Itaipava já é a terceira mais vendida do Brasil”. 

Diante desse cenário favorável e considerando os investimentos feitos, o Grupo Petrópolis pretende aumentar sua participação no mercado Brasileiro, sobretudo no Nordeste. Atualmente, o grupo tem 25,60% de participação no Nordeste e 29,80% na Bahia. Já a cerveja Itaipava tem participação de 20,90% no Nordeste e de 23,30% na Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

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