BNews Folia

TVE: emissora garante que Sedur autorizou plataforma e possui autorização do Iphan

Gilberto Junior
Emissora apresentou documento que comprova autorização  |   Bnews - Divulgação Gilberto Junior

Publicado em 11/02/2018, às 15h45   Redação BNews



Em mais um capítulo da novela envolvendo a TVE e a prefeitura de Salvador, a emissora informou, por meio de nota, que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) autorizou a localização da plataforma elevatória da TVE na Rua Dom Marcos Teixeira no circuito Barra Ondina, em vistoria na manhã da sexta-feira (9). 

De acordo com a estatal, técnicos da Saltur e Sedur avalizaram e após um impasse que já havia iniciado na quinta-feira (8), foi resolvido com um pequeno deslocamento da plataforma, solicitado pelos técnicos da prefeitura e feito pela emissora.

“A área ocupa 1/3 da entrada da rua e não 2/3 como informou a Sedur em nota neste sábado (10). O aval da área técnica da prefeitura foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar presentes no local. O entendimento envolveu instituições e corporações que zelam pelo bem estar da população. Surpreendentemente, na tarde da mesma sexta-feira, a Sedur mudou a posição de seus técnicos e afirmou não autorizar o espaço para o equipamento da emissora pública. Até o presente momento a prefeitura não apresentou alternativa de local para o reposicionamento do mesmo”, informa a nota.

Ainda de acordo com a emissora, a solicitação para utilização do local foi protocolada na Sedur antes do início do Carnaval, a partir de consultas prévias aos técnicos da prefeitura indicando a referida rua como o local a ser utilizado. “Em nenhum momento os técnicos da prefeitura questionaram a rua pretendida ou propuseram outra rua. Pelo contrário, em visita, os técnicos deram o aval para a atual localização”, continua a nota.

A TVE ainda informa que possui autorização formal do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), em relação à segunda plataforma elevatória localizada em área do Farol da Barra. “As câmeras estão sustentadas por plataformas elevatórias para mostrar todos os detalhes aos telespectadores. Assim como fazem outras emissoras neste circuito, como a TV Bahia, que utiliza plataformas semelhantes também instaladas na Avenida Oceânica e em ruas transversais”.

“Considerando que outra emissora presente no circuito utiliza diversos equipamentos semelhantes e que os técnicos avalizaram previamente em visita o local, não é possível identificar razões técnicas que justifiquem o tratamento dispensado pela Prefeitura de Salvador à TVE, que realiza a maior cobertura do Carnaval”, finaliza a nota.

Matérias relacionadas:

Sedur ordena retirada de estrutura da TVE utilizada para transmissão do Carnaval na Barra

Em nota, prefeitura diz que TVE coloca em risco segurança dos foliões com grua

Sedur tenta retirar equipamento da TVE, mas PM impede

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp