BNews Folia

Camarote Nana recebe medalha de ouro de sustentabilidade

Publicado em 18/02/2015, às 12h34   Amanda Sant'ana



A segunda edição da campanha "Eu Promovo o Carnaval Sustentável", executada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável (Secis), premiou o Camarote Nana que levou ouro por ter atendido todas as exigências do programa.

Surpreendendo os números do ano passado, a adesão dos camarotes, trios e blocos deste ano subiu de 25, em 2014, para 50 participantes voluntários da campanha este ano. Um crescimento de 100% em relação à primeira edição da campanha, no ano passado.

"Desde 2014 que nós estabelecemos um prêmio para blocos, trios elétricos e camarote que adotasse práticas de sustentabilidade. A iniciativa superou nossas expectativas e dois grandes camarotes levaram o prêmio ouro. Além do Camarote Nana, o Reino atendeu o nível máximo de exigências, o que a gente coloca como itens de sustentabilidade e estão de parabéns", destacou o prefeito da cidade, ACM Neto, presente no Camarote Nana.

Para André Fraga, o Camarote Nana se mostrou bem acessível no aspecto de sustentabilidade e os empresários entenderam a proposta como um diferencial de negócio: "A ideia de sustentabilidade é uma mudança de paradigma, afinal, trabalhar este tema no Carnaval é um desafio muito grande por ser uma festa complexa, afinal, são 2 milhões de pessoas nas ruas, muito lixo, enfim, uma série de outras demandas, que a gente precisa começar a caminhar".

Fraga acrescentou ainda que em 2014, foi desenvolvido um trabalho, consolidado em 2015: "Esse ano dividimos a premiação em ouro prata e bronze, desmembrando naturalmente para que pudéssemos reconhecer aquele que mais se dedicou e emprenhou. Neste caso, o Camarote do Nana e Reino levaram o ouro merecido", disse o secretário, lembrando ainda que para o ano de 2016 o projeto será aperfeiçoado a partir de um relatório geral feito neste Carnaval: "Estamos com a ideia de focar mais em resíduos, e nos camarotes queremos ampliar o projeto para que mais outros levem o ouro", complementou.

Em sua breve passagem pelo camarote, Neto, juntamente com o secretário André Fraga, entregou a medalha simbólica de ouro aos organizadores do camarote: "Isso nos ajuda muito, pois, conseguimos melhorar a coleta de lixo, a limpeza das praias, além de trabalhar com produtos recicláveis. Foram várias coisas adotadas pelo Camarote do Nana, um planejamento que a gente espera que a partir dos próximos anos possa se reproduzir com mais intensidade pelos outros organizadores de eventos de Carnaval", completou o administrador da cidade.

E quando o assunto é a extrema violência registrada neste Carnaval, Neto disse que prefere aguardar a conversar que terá com representantes do governo estadual: "Vou aguardar a ressaca do Carnaval passar para sentar com o Governador do Estado e o Secretário de Segurança Pública, e discutir o quê que realmente aconteceu e o que pode ser feito para que em 2016 isso não mais se repita. Prefiro evitar polêmicas adiantando minha opinião ou avaliação", acrescentando ainda que o quesito segurança no Carnaval, é de responsabilidade apenas do Governo: "Apesar de ter havido, em geral, uma redução do índice de violência, houve momentos preocupantes dos incidentes com arma de fogo. Vamos ver o que os representantes do governo têm a dizer a respeito".

Nesta quarta-feira de Cinzas (18), ACM Neto adiantou que não participará do arrastão, pois estará recebendo a imprensa, às 11h, no camarote da Prefeitura, no Campo Grande, onde na oportunidade fará um balanço do Carnaval.

Nota originalmente postada dia 17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp