BNews Agro

Selo de biosseguridade auxilia fazendas na redução do uso de antibióticos em vacas leiteiras

Divulgação / Freepik
Selo de biosseguridade é inédito no país e objetiva potencializar a qualidade da produção leiteira nacional  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 25/10/2023, às 10h01 - Atualizado às 11h47   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Fazendas Colorado, localizada em Araras (SP), e Santa Luzia, situada em Passos (MG), emergem como modelos de aplicação dos protocolos de biosseguridade estabelecidos pela parceria. Na Fazenda Santa Luzia houve uma evidente diminuição no uso de antibióticos, especialmente no tratamento de mastite e tristeza antiparasitária.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A Fazenda Colorado também registrou uma marcante redução no uso de antibióticos em vacas secas, demonstrando claramente a eficácia e importância dos novos protocolos de biosseguridade.

A iniciativa da certificação é inédita no país e tem por objetivo potencializar a qualidade da produção leiteira em todo o território nacional.

Durante a sua concepção, mais de 140 pontos críticos foram identificados na produção de leite. Isso deu origem a um projeto estruturado em etapas que envolveram a definição de objetivos, identificação de grupos de doenças, estabelecimento de um sistema de produção, e finalmente, o desenvolvimento do selo de certificação.

A Embrapa Gado de Leite teve um papel crucial nesta parceria com a Boehringer- empresa desenvolvedora do selo -, contribuindo com sua expertise técnica e conhecimento profundo sobre o setor leiteiro.

Foram estabelecidos padrões rigorosos, assegurando que o selo fosse uma referência em biosseguridade. Além disso, para garantir a excelência no processo, empresas como a Brasil Gap e a SBC (Serviço Brasileiro de Certificação) foram envolvidas para desenvolver padrões internacionais de qualidade e processos de auditoria robustos.

Reforçando sua responsabilidade com os pecuaristas e o mercado consumidor, a Boehringer Ingelheim amplia seus esforços além do CBS. A empresa está lançando cursos em plataformas digitais da Embrapa, além de oferecer programas inovadores como "Campeões do Campo" e "Avante Distribuidores", que oferece aos distribuidores parceiros um programa personalizado de acordo com as principais características, necessidades e desafios de cada um.

Com mais esse marco, a farmacêutica reitera sua dedicação ao conceito de "Saúde Única", alinhando saúde humana, animal e ambiental. A empresa acredita que a prevenção, o uso de dados e diagnósticos avançados são essenciais para o progresso da pecuária leiteira no Brasil. Assim, promover boas práticas não só garante o bem-estar animal e a saúde dos consumidores, mas também potencializa a rentabilidade dos produtores.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp