BNews Agro

Colheita de café do ciclo 23/24 tem atraso, com vendas em ritmo lento, diz Safras

Pixabay
As vendas antecipadas de café do Brasil na safra atual estavam em 24% do total  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 12/05/2023, às 20h35


FacebookTwitterWhatsApp

A colheita de café 2023/24 do Brasil está atrasada, somando até o momento cerca de 5% da produção projetada. Um levantamento apresentado nesta sexta-feira (12) pela consultoria Safras & Mercado mostra crescimento lento.

“Pela curva dos trabalhos, é nítido que o ritmo da colheita está atrasado em relação ao normal para o mesmo período”, disse o consultor de Safras, Gil Barabach. As vendas antecipadas de café do Brasil na safra atual estavam em 24% do total até o dia 10 de maio, percentual muito inferior a igual período do ano passado, quando estava em cerca de 31% do total. O ritmo está também abaixo da média para o período, que é de 26%.

De acordo com ele, chuvas acima da média nesse início de 2023 acabaram atrasando a maturação dos frutos e adiando o início dos trabalhos e comprometendo a colheita. No café canéfora (conilon ou robusta), que inicia a colheita mais cedo, os trabalhos compreendem apenas 12% da produção. “A umidade, além de atrapalhar a maturação, também chegou a interromper os trabalhos, particularmente, em Rondônia”, comentou.

Já no caso do arábica, a colheita gira em torno de 1% do total previsto no Brasil, e apenas na região das Matas de Minas e no Oeste da Bahia os trabalhos avançam efetivamente um pouco mais. Desta forma, já foram negociadas 16 milhões de sacas de uma safra 2023/24 estimada por Safras & Mercado em 66,65 milhões de sacas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp