Acidente

Navio que pegou fogo passará por vistoria

Gilberto Jr // Bocão News
Foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação, com prazo de 90 dias   |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr // Bocão News

Publicado em 19/12/2013, às 11h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




O Comando do 2º Distrito Naval, através de nota enviada à imprensa, esclareceu o incêndio ocorrido no navio Golden Miller, no fim da tarde de terça-feira. O fogo só foi contido cerca de 24 horas depois. Veja a nota na íntegra:

 "O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN)  informa que, às 17h30 de ontem (18), após a segregação de uma rede de gás, foi considerado extinto o fogo no Navio Gaseiro “Golden Miller”, de bandeira das Bahamas, no qual ocorreu uma explosão localizada no final da tarde da última terça-feira (17), durante manobra de abastecimento com gás propeno, no terminal de operação de gás e líquido do Porto de Aratu.

Ainda na manhã de hoje (19), o navio passará por uma inspeção, conduzida por integrantes do Grupo de Vistoria e Inspeção da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e por técnicos da Sociedade Classificadora responsável pelo “Golden Miller”, a fim de que sejam verificadas as condições de estanqueidade e navegabilidade da embarcação. Após a inspeção, será realizada uma reunião com representantes do navio, do Porto de Aratu e de todos os órgãos envolvidos no combate ao incidente, para que sejam definidos os próximos passos a serem tomados, com vistas à normalização da navegação na área.

No momento, oito embarcações atuam nos trabalhos de limpeza dos resíduos oleosos avistados no mar, nas imediações da área do acidente. Foram instaladas barreiras de contenção ao redor das manchas do combustível e técnicos da empresa Hydro Clean realizam a retirada dos resíduos da água, utilizando mantas absorventes.

Foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de noventa dias, para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp