Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: para justificar aumento do IPTU, prefeitura faz comparação fora da média

Publicado em 21/09/2017, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Não caiu bem! 

A Justiça da Bahia analisa com todo cuidado o aumento de IPTU que vem por aí. De cara, se deparou com um item da apresentação da prefeitura, que chega a comparar o IPVA de um Porsche com IPTU de um prédio de alto padrão em Ondina. A métrica luxuosa não caiu bem para falar do tema. 

Não se engane

O PMDB está em frangalhos e tenta a todo custo se levantar na Bahia após a prisão de Geddel Vieira Lima e as investigações que colocam o irmão, deputado federal Lúcio Vieira Lima, nos corners. O partido fará reuniões entre as lideranças, mas está difícil construir um caminho. O vício do cachimbo deixa a boca torta e quem está acostumado a ser liderado tem dificuldade em liderar. A pá de cal foi a declaração do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, de que pode deixar o partido. Não ajuda e sim, neste caso, atrapalha.

Desmoronando 

Na prefeitura de Salvador o partido conseguiu manter dois cargos importantes: Fábio Mota ficou e Almir Melo Júnior. O problema é que o segundo pode cair a qualquer momento. Não é confiável na avaliação de pessoas próximas a ACM Neto. Fábio Mota, já de algum tempo, é mais próximo do prefeito que dos Vieira Lima. Portanto, é menos peemedebista e mais pragmático.

Sem tinta

Ironia na política é quando a caneta tem tinta, mas o apito é mudo. Caso do secretário de Antônio Imbassahy. 10 entre 10 deputados federais ouvidos pela Coluna afirmam: tem a planilha, mas não decide nada. Atua como secretário de luxo e quando voltar para a Câmara, o que não demorará (todos os prognósticos apontam para isso) chegará pequeninho na Casa. Sem voz, sem tinta e sem prestígio. Um caso Sui Generis. Por aqui, em Salvador, quando Neto chamou os principais aliados para conversar sobre mudanças, Imbassahy ficou de fora.

Impávidos

No final de julho, a Sombra do Poder avisou que os “meninos maluquinhos” da Operação Aleteia estavam preocupados com os rumos das investigações. Pois bem! O Ministério Público continua em cima e logo logo, impávido como Muhammad Ali, os “riquinhos” terão a sentença. Seus Porsches e Ferraris não ajudaram a escapar. #ficaadica 

MP na cola 

O juiz que atua na Operação também está na mira do MP e poderá responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por supostas irregularidades. A decisão está no Pleno do TJ-BA, que iniciou o julgamento em 16 de agosto, mas suspendeu após pedido de vista do desembargador Mario Albberto Hirs.

Voando alto

Como já diz o adágio popular: quem menos anda, voa. Que o diga o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel (PSD), que vive às turras com o governador Rui Costa, mas abriu as portas de sua casa, no bairro de Stella Maris, para receber o petista e o vice-governador João Leão (PP). Entre comes e bebes, a conversa passou pelas eleições do próximo ano. Há quem diga que Coronel tem dado estocadas em Rui Costa para tentar viabilizar seu nome na chapa majoritária. Diz até que seu apoio ao petista não está certo. A lógica é a seguinte. Enquanto bate em Rui, Coronel acena para o prefeito ACM Neto (DEM). Tudo, segundo observadores da politica, para valorizar seu passe.

Voando baixo

Há quem diga que o ato do último domingo veio a reboque de uma “chamada” que o senador Otto Alencar deu no “afilhado”. Isso porque o espaço reservado, provavelmente, ao pessedista na majoritária é o de vice e Rui já mandou avisar: não quer um (vice) que atrapalhe ou levante dúvidas da lealdade. Os petistas estão, não sem razão, traumatizados.

Na casa do adversário? 

Em tese, Coronel é da base do governo. Sim, muitos fazem questão de lembrar disso. Mas prestígio mesmo ele tem é com a oposição. Exemplo disso foi no dia do titulo de Cidadão Soteropolitano. O evento contou com quase toda a bancada oposicionista da Alba, já da base governista, apenas um deputado. Ou melhor, deputada. 

Bancada Calejada

“Oposição só vai dar entrada em CPI se tiver garantia dos 21 votos”, cravou um deputado oposicionista da Alba. O motivo é claro: a última CPI “instalada” pela bancada de oposição só não foi pra frente por causa de uma assinatura, o “voto de minerva” do deputado Samuel Júnior. “Ele fica negociando cargos com o governo. Barganhando para não assinar CPI”, bradou um parlamentar.

The Voice Brasil

Se dependesse do presidente da Casa, o Alba Voice, iniciativa que ocorreu na Semana do Servidor idealizada pela Escola do Legislativo e a ALBA, já teria vencedor: o próprio!  Coronel soltou a voz no dia que se tornou cidadão soteropolitano e arrancou elogios da plateia. 

Gafe! Thomé de Souza ou Título de Cidadão? 

O Titulo de Cidadão Soteropolitano, concedido ao presidente da Alba, deputado Angelo Coronel foi colocado como Medalha Thomé de Souza pela própria Câmara, em uma postagem oficial nas redes sociais. O fato deixou alguns jornalistas confusos na cobertura, mas tudo foi resolvido com o autor do título, Duda Sanches, que explicou tin tin por tin tin. 

Se evitando 

ACM Neto não acompanhou a sessão, mas apressou o passo para receber Coronel na porta da Câmara. Subiu ao salão nobre da Casa, mas depois meteu o pé. Tinha evento familiar no Cine Teatro Glauber Rocha no lançamento de livro em homenagem ao ACM avô. Mas, o cochicho é que ele não quis dividir o mesmo espaço com o governador Rui Costa, tão pouco posaram junto para foto na Mesa. Rui ficou na Mesa, mas não deu um pio, se bem que o rito na entrega dessas honrarias costuma limitar os microfones aos propositores e ao homenageado.

Não atendo!

Foi na inauguração do Cras de Valéria que o prefeito ACM Neto (DEM) anunciou, com toda a pompa, algumas mudanças em sua equipe. A mais aguardada e sobre a qual pairava maior suspense foi o comando da Secretaria da Educação, que agora está nas mãos de Bruno Barral, ex-diretor de Iluminação Pública e indicado pelo PSDB. Durante o evento, em meio ao discurso de Neto, o telefone do vice Bruno Reis tocou, era o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), um dos responsáveis pela indicação de Barral, junto ao também deputado João Gualberto (PSDB), mas Reis derrubou a ligação. A ligação, não! As várias e insistentes ligações. Ansiedade?

JPSD

O PSD fez um evento grandioso em Irecê no último final de semana. Reuniu deputados estaduais, federais, prefeitos, muitos prefeitos e lideranças, vereadores, além do grupo dos chamados banda b – composto por ex-prefeitos, ex-vereadores e ex-deputados que têm voto. A observação fica por conta de que o evento foi anunciado como um encontro regional da juventude do PSD. Desconsiderando que jovem é um “estado de espírito” de jovem mesmo lá estavam apenas o presidente da setorial que é sobrinho de João Henrique. A vice-presidente, que é filha do presidente do diretório municipal do PSD em Irecê, e um blogueirinho com jeito de mimado desfilando seu topete. O caldo mesmo ficou por conta da velha guarda.

POA

Não há a pretensão de se criar um novo partido, não institucionalmente, mas no que depender dos presentes no evento do PSD ali mesmo seria criado o POA. Sabe o que é? Partido Otto Alencar. Um dos prefeitos, no discurso, cunhou a expressão. Todos que o seguiram também disseram. Prova de que Otto transfere muito voto.

Transferência

O governador Rui Costa não fez a esperada reforma do secretariado, mas nas próximas semanas fará uma transferência, conforme informações apuradas pela Sombra do Poder. Fernando Torres deixará a secretaria de Desenvolvimento Urbano e será substituído por Jusmari. A ex-prefeita de Barreiras iria para outro partido, mas resolveu ficar no PSD. Foi convencida na verdade. A razão: lá no oeste baiano, ela e o marido – Oziel Oliveira – têm algo em torno de 40 mil votos para transferir. O PSD não abrirá mão destes votos. Aliado a isso, Rui Costa é extremamente grato ao papel que ambos desempenharam em 2014 lá na região.

Nem toda Maria

Circula nos corredores que uma figura política com pretensões eleitorais acreditou que desfilar bastaria para conseguir apoios e votos. Avaliou mal o cenário e negligenciou o trabalho de fato. Avisam aqueles que já desistiram de apoiar, que uma grande oportunidade foi perdida por esta personagem na política baiana. “Realmente, desfila bem, mas a política não é passarela”, cantou um desencantado ex-fiador.

Passando a limpo

A Secretaria Municipal de Gestão homologou no último dia 13, mas publicou no Diário Oficial desta quarta (20), o resultado de um pregão eletrônico interessante. A prefeitura de Salvador vai pagar R$ 169.895,45 para que uma empresa faça a lavagem a seco de tapetes, carpetes, longarinas, poltronas, estofados, cortinas de tecido, persianas e similares. Por esse lado não há como não afirmar: trata-se de uma administração limpa!

Solidariedade

Filiados ao Solidariedade se reuniram no minúsculo auditório do Centro de Cultura da Câmara para sua convenção estadual e fizeram muito barulho. Pareceram bem maiores do que seu tamanho real, já que a sigla não tem representatividade na Alba nem emplacou baianos no Congresso Nacional. Na ausência de expoentes, o agitador da cerimônia limitou-se a listar nomes de vereadores do interior e de prefeituráveis derrotados em 2016, como Joseph Bandeira, postulante em Juazeiro.

Afiado na numerologia 

Quando apanhou o microfone para discursar, Geraldo Jr. – vereador licenciado e secretário de Trabalho, Esporte e Lazer em Salvador – recorreu à coincidência dos números para atrair boas energias à sigla. Lembrou que foi o 7º vereador mais votado, que seu nome tem 7 letras e que a inicial ‘G’ é a sétima letra do alfabeto. O BNews pegou o embalo e, por coincidência, publica esta Coluna no dia 21 – número múltiplo de 7.

Indústria de multas 

O comentário na cidade de Caravelas é um só: a prefeitura instalou uma verdadeira indústria de multas, lançando a campo fiscais dos setores de Tributação e de Meio Ambiente para notificarem e autuarem empresas que prestam serviço às multinacionais do ramo de papel e celulose. O secretário de Meio Ambiente, Hideraldo Beline, que discordou dos métodos aplicados, foi exonerado. Por lá uma fiscal ambiental e o prefeito estão capitaneando a jornada das multas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp