Política

Prefeito de Ilhéus fala sobre início de gestão e revela propostas para a cidade

Publicado em 19/02/2017, às 00h00   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar da euforia com o Carnaval, considerado pela gestão de Ilhéus como um grande passo para levantar a autoestima da população, o prefeito da cidade, Mário Alexandre (PSD), conhecido como Marão, prefere manter os pés no chão para tocar seu primeiro mandato à frente do município.  Em entrevista exclusiva ao Bocão News, o gestor falou sobre as condições em que encontrou a cidade em diversos setores e quais projetos pretendem aplicar para melhoria dos serviços públicos. Entre os temas apresentados estão saúde,  educação, transporte e valorização da cultura.

Bocão News – Quais são os principais desafios nesses próximos quatro anos de mandato?
Mário Alexandre - Meu principal desafio é levantar a autoestima do povo de Ilhéus. Temos que mostrar ao cidadão que somos a melhor terra da Bahia. Estou empolgado em fazer com que o ilheense se sinta ilheense, sabendo que contribuímos muitos para Bahia e temos que ser reconhecidos. Esse é meu principal objetivo.

BNews – Quais os investimentos que pretende fazer?
MA - Primeiro temos que resgatar os investimentos que estão todos paralisados, como nas áreas de saúde, educação, obras paradas. Então, tenho andado muito em Brasília, andado muito junto ao governador para que possamos resgatar esses investimentos e concluí-los. Não é possível iniciar e não finalizar, porque se torna um prejuízo para cidade.

BNews – Sabemos que saúde é um grande problema em todo o país. Especialmente em Ilhéus como está?
MA - Encontramos a saúde com recursos em caixa, mas com muitas obras em postos interrompidas, a atenção básica sem funcionar. Então, precisamos fortalecer a atenção básica, ampliar o atendimento aos usuários do SUS, melhorar os processos de alta complexidade, como ressonância, aumentar a parceria com nossos municípios vizinhos para termos suporte de atender não somente o ilheense como toda região.

BNews – E a educação?
MA - Não admitimos termos sido expostos na mídia com imagens de alunos estudando em bar. Isso eu não vou admitir. Vamos resgatar o projeto de fortalecimento da infraestrutura em nossas escolas, ampliar o atendimento, melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores. Outra coisa é que pretendemos não deixar os estudantes vizinhos longe de Ilhéus, dar uma assistência na educação para que não precisem ir para outras cidades mais distantes e sim trazê-lo novamente para cidade de Ilhéus.

BNews – A questão da mobilidade é um problema. O que a população de Ilhéus pode esperar na prefeitura nesta área?
MA - Os trabalhos já começaram. Solicitei um estudo para analisarmos a forma de fazer com que seja melhorado o tráfego da nossa cidade. Fazer um trabalho com que o cidadão ilheense possa transitar com mais conforto.

BNews – E o transporte?
MA - Sabemos que nosso sistema de transporte precisa de uma sacudida, uma melhorada, e é isso que vamos fazer. Precisamos fazer com que o ilheense use o transporte público de forma segura, confiável e satisfatória. Levantarei a bandeira de fazer um sistema de transporte satisfatório para nossa população.

BNews – E tem novidade sobre o porto e aeroporto?
MA - Buscar trabalhar o novo porto internacional junto ao governador e a presidência da republica, melhor o aeroporto nacional, buscar retomar com a Bahia Mineração as relações sobre o novo porto Sul, junto com a Ferrovia Oeste-Leste, a Fiol, para que a gente possa ligar Ilhéus a todo centro-Oeste do Brasil e também ao Sul.

BNews – Faça um resumo do que o senhor pretende fazer neste primeiro ano em Ilhéus.
MA - Sabemos da dificuldade. Mas estamos trabalhando diuturnamente para fazer uma Ilhéus melhor. Sabemos que não entramos com o papel de salvadores da Pátria, mas vamos trabalhar forte em todos setores. Inclusive, queria agradecer à minha equipe que tem buscado fazer um trabalho diferenciado. Estamos trabalhando em período integral para fazer uma cidade melhor na educação, na infraestrutura, procurando atender melhor não só o ilheense, mas também todos que visitam. Uma demonstração agora é o grande Carnaval que fizemos como há muito tempo não era visto na cidade. Então, o resgate das festas culturais e o fortalecimento do turismo é muito importante. Ilhéus não pode ficar parada do jeito que estava. Nossa intenção é ter uma cidade de trabalho e de alegria. É tempo de alegria para cidade de Ilhéus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags