Eleições

“O PT de Conquista é o pior da Bahia, não tem moral”, afirma Herzem Gusmão

Publicado em 26/10/2016, às 00h00   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Por: Luiz Fernando Lima
O candidato à prefeitura de Vitória da Conquista pelo PMDB, Herzem Gusmão, está na sua terceira tentativa de chegar ao posto máximo do Executivo municipal. O desempenho no primeiro turno, quando obteve 78.455 votos, o deixou a apenas 2,8% de alcançar o êxito já na etapa inicial. Sabendo que no segundo turno a disputa é zerada, o postulante manteve a agenda e conseguiu atrair para o arco de alianças as lideranças de partidos como o PSDB e o DEM. ACM Neto e Geddel Vieira Lima também se mobilizaram para auxiliar o candidato que tenta derrotar José Raimundo. O PT está à frente da gestão da cidade há 20 anos consecutivos. Nesta entrevista Herzem explica quais são as razões o levaram a disputar a eleição e critica o que chama de “caixa-preta” da gestão petista. Confira.
Candidato, o senhor saiu com larga vantagem no primeiro turno e chega a essa reta final reunindo as condições para vencer o pleito no terceiro maior colégio eleitoral da Bahia.
São duas eleições. A primeira no primeiro turno onde nós alcançamos algo extraordinário de quase 80 mil votos e faltou muito pouco para vencermos já nele, apenas 2,8% dos votos válidos. Segundo turno é zerado. Nós temos a vantagem, mais as adesões da chapa PSDB e DEM com suas duas principais lideranças que os representam que são exatamente o Arlindo Rebouças que disputou o primeiro turno e Marcelo Melo. Recebi também o apoio do PV, veio também uma banda do PCdoB, dissidência importante deste partido. O PCdoB tem três vereadores e dois estão no nosso palanque e conseguimos dois candidatos importantes. Recebemos o apoio da presidência do PTN, em que pese ele ter me dito que Salvador pressiona, mas ele com independência está nos apoiando mesmo correndo o risco de ser expulso do partido, mas que ele não abre mão do nosso apoio. Então, recebemos apoios substanciais. Trouxemos até aqui o ACM Neto (DEM), melhor prefeito do Brasil, veio acompanhado do ministro Geddel Vieira Lima que já começa a escancarar as portas do Palácio do Planalto mesmo antes de assumirmos. Nós entendemos que podemos ir as ruas para ouvir o que elas estão falando. Independentes das pesquisas. Embora as pesquisas oficiais estejam mostrando nossa vantagem. Nós acreditamos numa vitória mais larga.
O fato do projeto de o projeto petista em Vitória da Conquista estar há 20 anos e existir um desgaste natural contribui em que medida para o seu desempenho?
Eu diria que são duas coisas: o cansaço e promessas não cumpridas. Do batente da prefeitura para fora tudo é uma festa em Conquista. Conquista avança, cresce. Fruto da capacidade de trabalho da sua gente. Capitaneado esse esforço pelos empresários e os empreendedores, mas do batente da prefeitura para dentro nada acontece. Um simples alvará é travado. Interrompendo o dialogo e depois quando vamos avaliar os 20 anos do PT é muito interessante: o SUS de Conquista é muito mal avaliado. A cidade é uma das cidades mais violentas da pátria. O Instituto Sangari, mexicano, colocou Conquista entre as 50 mais violentas do mundo. Na relação na Bahia tem Salvador, Feira e Conquista. Ideb o PT não consegue bater uma meta. Lamentável que o professor, educador, ex-prefeito e deputado estadual (José Raimundo) foi quem implantou a aprovação automática aqui em Conquista. Destruiu a educação. As crianças do ensino fundamental não conseguem alcançar a meta. Mobilidade Urbana a cidade não avança. O macro para permitir a cidade a avançar também não é feito. O aeroporto eles não terminam. Para que chegasse ao estado em que está, e falta muito ainda, quem articulou para a pista chegar onde está de 80 a 85% na sua fase de construção foi o ex-senador ACM Júnior e seu filho à época deputado federal ACM Neto. Os dois articularam em Brasília e conseguiram os recursos. O PT não conseguiu. Com todo o alinhamento com Wagner, com Rui, Lula e Dilma. Não conseguiu. Água eles não conseguiram entregar as barragens. Exibiram documento e nada.
Primeiro, porque a aliança com governo Temer garantiria os recursos. Porque seria diferente a relação do PMDB municipal e federal?
Eu nunca critiquei alinhamento. O que eu critico é resultado de alinhamento e neste caso foi pífio. Conquista, como Salvador, não obteve bons resultados. Eles (petistas) não souberam aproveitar. Eu fui a Brasília como radialista, nem deputado eu era. Foi em 2013. O aeroporto não avançava. E fui numa visita a pedido do movimento “Conquista pode voar mais alto”. Em duas viagens que fiz recentemente a Brasília nós conseguimos colocar a cidade como prioridade para a partir do próximo ano o problema da barragem. O ministro da Integração Helder Barbalho, colocou como prioridade. E para minha surpresa, Lúcio Vieira Lima, trabalhou como ‘mineiro’ e numa articulação conseguiu colocar como emenda de bancada, um deputado não tem tantos milhões para isso, 100 milhões de reais para a barragem. A gente já começa a trabalhar antes de assumir. Interessante ressaltar que nesta reunião de bancada o deputado Waldenor Pereira (PT), de Conquista, não estava. Lúcio também foi o relator de uma medida provisória que canalizou 398 milhões reais para a construção e ampliação de aeroportos do Brasil a partir do próximo ano. Eu fui com ele a Secretaria de Aviação Civil e fomos recebidos por Dario Lopes e ele se comprometeu a priorizar o aeroporto de Conquista. Informou que será a primeira licitação a ser realizada com este recurso. O projeto do novo terminal do aeroporto, de acordo com o projeto anunciado pelo próprio governo do estado, gira em torno de 58 milhões de reais. Por isso que estou confiante. Eles estão fechando as portas de Brasília e nós estamos abrindo.
O senhor já comentou, mas acredito que ser importante entrar na especificidade do problema “água” em Conquista. Há esta emenda de 100 milhões de reais, mas este valor não é suficiente…
Estes recursos vão ajudar na construção da Barragem do Rio Catolé que vai captar água de outros rios, de mais quatro rios. Lembrando que este projeto já está pronto. É um excelente projeto da Embasa. A licença ambiental já está liberada. Só estava faltando vontade de fazer. O deputado do PT, candidato aqui, José Raimundo, alega muito o problema da crise. A crise é do PT que faliu o Brasil, mas eles falam da crise e, no entanto, o governo Wagner gastou muito dinheiro com propaganda. Não faltaram os recursos, faltou priorizar Conquista. Querer resolver o problema de uma cidade de 360 mil habitantes que enfrenta um racionamento cruel de água.
Mobilidade Urbana, quais são seus principais projetos para este setor e mais, como seria o diálogo com o transporte alternativo?
Conquista parou no tempo. A prefeitura parece ter uma alergia que a faz não aceitar falar em BRT e VLT. Eu entendo que você pode não viabilizar no curto prazo, até porque para implantar um projeto de BRT demanda dois anos e meio e para o VLT seriam seis anos. Mas quando fala em BRT e VLT é preciso falar em caminhos. Estou visando como medida emergencial a legalização do transporte alternativo de vans. Já existe e tem um faturamento mensal de 500 mil reais. Eles retiros, segundo as empresas, um prejuízo de 300 mil reais a uma empresa e a outra perde 200 mil reais. Eu tenho dado estatísticos onde a Saúde lidera o ranking de insatisfações lá na frente. No entanto, transporte está 3 ou 4%. Isso por causa das vans. A prefeitura conseguiu quebrar quatro empresas nestes 20 anos. Tem algo que a gente precisa saber e só saberá quando chegarmos à prefeitura como por exemplo: como é que uma empresa pagou 37 milhões de reais para operar e está quebrada, uma outra ganhou uma licitação de 20 milhões de reais e veio uma outra que misteriosamente só paga 6.100 milhões de reais. Alguma coisa está errada. Mobilidade não é só para veículo e principalmente para as pessoas. Visitei na segunda-feira a obra do corredor perimetral, uma obra do governo federal, que o PT não termina. Nós vamos terminar. Nós estamos habituados a em ano de eleição o PT lançar uma obra para impactar. Eles estavam lá e não fizeram as grandes obras. Agora que estão distantes e que não conseguem pagar terceirizados. Eles não quebram só o Brasil, quebraram a Bahia também. A Bahia está quebrada. Não conseguem devolver a Conquista o funcionamento do Centro de Cultura da cidade. Pequeno, que nasceu na década de 1980, presente de João Durval, por falta de apenas 300 mil reais. O nosso Centro de Cultura funciona só a parte externa. A parte interna condenada pelo Crea eles não conseguem. Não vamos acreditar que o governo que não consegue concluir obras de 300 mil vai edificar obras de milhões. Nós seremos capazes de realizar. Nós temos um grande deputado federal Lúcio Vieira Lima. Outros virão. Esta é uma emenda de bancada. E temos um grande ministro, Geddel é um trator. Já resolveu o problema do BRT de Salvador. Neto tentando com Dilma durante 3 anos e meio e bastaram alguns meses com o ministro Geddel e isso está equacionado.
O senhor é favorável à PEC 241? Acredita que o impacto para o município será grande?
Quem ama o Brasil aprova a PEC 241. A PEC é o novo plano real, segundo especialistas. O PT quebrou o Brasil e o que nós estamos vendo é que esta medida limita os gastos públicos. Arrebentaram o país e agora não querem limites. Ela é muito mais completa que o plano Real. O presidente Fernando Henrique na sua sabedoria, foi o maior presidente que este país já teve na história recente, criou a lei de responsabilidade fiscal para controlar os municípios e os estados esta é uma PEC que fiscaliza também os recursos na esfera federal. O governo federal também será. É um freio de arrumação.
Para os municípios não pode piorar a situação que já não é boa?
Veja só, eu cheguei em Salvador e vi Neto entregando a Estação da Lapa e dizendo que os recursos existem bastando para isso conter a corrupção. Mesmo com redução e crise é possível contar com recursos.
Quando o senhor diz isso, o senhor está afirmando que o governo de Conquista é corrupto?
Nós só saberemos quando chegarmos lá. Eu tenho indícios. Nós temos indícios. O que eu sei é que a prefeitura é uma caixa preta. Digo uma coisa: a prefeitura de Conquista não aguenta 24 horas de auditoria. Eu sinto um desespero, um pânico que não é só de perder as eleições. É o medo de chegarmos. Nós não vamos retaliar ninguém. Não vamos perseguir ninguém. O nosso governo será um governo de paz. Agora, é hora de garimpar votos, chegando lá vamos garimpar os melhores. Não vou pegar uma lanterna para saber quem votou em mim. Mas seria uma grande irresponsabilidade minha pegar uma prefeitura após 20 anos com os vícios que nós temos, com indícios graves que nós temos, porque vamos administrar a coisa públicas, sem levantar uma auditoria minuciosa.
Seu adversário tenta impor ao senhor a pecha de “golpista”. Como o senhor responde a isso?
Eles estão tentando levar este debate nacional e vão perder. Perderam com Dilma Rousseff e o Brasil aplaudiu. O país está aplaudindo a destituição da Dilma. Eles haverão de perder. Faliram a pátria. Deixaram o Brasil com 12 milhões de desempregados. O PT não tem moral para falar de economia, pregar lisura, seriedade, postura ou prática política.
O PMDB tem?
O PMDB tem uma história que nenhum partido tem. Nós não estamos num debate nacional. Nós estamos disputando uma eleição para prefeito e não será um prefeito federal, será um prefeito municipal. O desvio para a esfera nacional é falta de convencer Conquista. O PT de Conquista é hoje indefensável. Eles são dissimulados. Tentam mostrar para Conquista que eles não são vermelhos. Que não é bem assim. Não existe dois Pts, só existe um. E esse nosso é o pior da Bahia. Para se ter uma ideia o PT daqui chegou primeiro que Lula. O PT daqui chegou primeiro que Wagner. Esse não é diferente do nacional.
Educação, quais são os projetos que o senhor apresenta?
Tenho falado do modelo de ACM Neto. Quando eu fui deputado tive a oportunidade de visitar algumas secretarias e visitei Guilherme Bellintani quando estava à frente da pasta da educação e fiquei impressionado com a vontade que ele tem de transformar. Fez muito. Saiu de 27º para 17º. Envolveu o Instituto Aryton Senna, motivou os pais, envolveu os pais, elaborou um projeto arrojado e nós pretendemos fazer isso aqui. Eles não priorizam Educação coisa nenhuma.

Quais os principais desafios para os setores produtivos de Conquista?
Para começar é preciso pensar em primeiro, segundo, vigésimo lugar em água. A falta de água em Conquista acabou com a produção da cidade. O café sequeiro foi destruído, porque não dá para fomentar cultura de grãos sem água. Os irrigantes estão sendo apreendidos. A polícia atrás de quem está irrigando terra. Eles irrigam para quê? Para produzir milho, café, enfim. Gerando renda e fixando os homens no campo. A cidade explodiu e inchou por falta de oportunidades. Tem que pensar em água. A prefeitura não fala em energia limpa, alternativa. Se quer o aeroporto regional. Depois o Sebrae que tem premiado prefeito Brasil afora está distante daqui. Nós não temos escolas profissionalizantes. Lá em Curitiba tem caminhões equipados para fazer este tipo de qualificação. Li recentemente uma matéria em que dizia que quase 70% dos técnicos são absorvidos pelo mercado. As vezes, existem oportunidades e não há qualificação. Nosso distrito industrial está abandonado. Nosso comércio, que é o que mais emprega, está necessitando de requalificação. Um prefeito que não dialoga, prefeitura fechada. Há poucos dias estava conversando com um movimento chamado “Pró-Conquista” que tem entidades de classe e eles me perguntavam se haveria uma secretaria, caso eu fosse eleito, para indústria e comércio. Eu disse que já existia que é a secretaria de Emprego e Renda, coisa do PCdoB e de socialista. Aí bota um socialista lá que não gera um emprego. Socialista que nunca pagou um salário mínimo. Não dialoga com a classe produtiva. Há essa ruptura de relações que precisam ser reestabelecidas. Os conselhos todos manipulados. Nós queremos devolver a independência a estes conselhos. Já instalamos dois conselhos: produtivo e popular. Eu disse para aquele grupo que nós estamos desde 2008 na estrada tentando implantar um modelo novo para Conquista. Este modelo do PT ruiu. 40 ministérios tinha a presidente Dilma, se colocar aqueles com status de ministério, 40 ministérios e 40 partidos. Queriam governabilidade e criavam um ministério para cada partido aliado e isso não funcionou. Em 2008, sai sozinho. Eu, minha mulher, minha mãe e um amigo. Disputamos as eleições fomos bem votados e plantamos a ideia. Em 2012 fiz a mesma coisa. Nenhum cargo foi oferecido a partido político, como fiz agora. Na reunião com o Pró-Conquista eu disse o seguinte: será criada a secretaria e vocês vão indicar três nomes para escolhermos o secretário.
Refuta de início o fisiologismo para formar maioria legislativa?
Não tenho compromisso com nenhum partido político. Nenhum partido veio cobrar espaço.
Quantos partidos na coligação?
Eram sete, agora são 16.
Como será a relação entre Executivo e Legislativo?
Já dizia aqui como radialista que tem vereador do povo e vereador do prefeito. O vereador tem que fiscalizar as ações dos prefeitos, elaborar as leis. Tem gente que fica cobrando do vereador e do deputado os projetos de leis que ele fez. Rapaz, tem tantas leis neste país. Que eu vejo deputado ficar procurando, inventando projeto para aprovar. Fui e vi lá deputados do governador. Não vota dom um interesse do povo. Vi deputado votar para aumentar o Planserv, o contingenciamento das universidades. Vi eles votando aprovação de milhões e milhões de empréstimos em dólar e tinha deputado que não sabia a cotação do dólar. Eles aprovaram empréstimo sem saber. Espero inaugurar uma nova relação com Câmara. Receber os vereadores. Ganhando estas eleições não apenas os vereadores terão acesso as senhas para acompanhar as contas públicas, mas qualquer jovem com 12 anos tendo um celular poderá acessar um aplicativo para saber onde está cada centavo que a prefeitura investe. É um segredo. Um segredo do PT. As contas bancárias da prefeitura de Conquista não se sabem o saldo. O dinheiro é de quem? Não conheço no Brasil um modelo como o que quero aplicar aqui. Um dia a cada 90 dias, vamos formatar isso ainda, mas levaremos o prefeito e todos os secretários para assistir a sessão na Câmara. Todo mundo anotando. Acho que é algo interessante. Precisamos receber as bancadas de situação e oposição. Eu entendo que nós poderemos ter dias melhores em Conquista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags