Eleições

Rui está usando de candidatos para melhorar sua imagem para 2018, diz Aleluia

Publicado em 28/09/2016, às 00h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Por Juliana Nobre | Fotos: Tony Silva // Bocão News

Com pouco mais de 20 prefeitos atualmente, o Democratas ganhou visibilidade na Bahia devido ao prefeito de Salvador, ACM Neto. O mesmo desempenho não se dá em outros estados. Contudo, no último ano, o partido ganhou força com a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e participação assídua no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Este ano, os planos do partido para avançar são ousados. Em entrevista ao Bocão News, o presidente da legenda na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia, o DEM pretender eleger mais de 50 prefeitos. Dentre os municípios principais estão Salvador, Feira de Santana, Camaçari, além das alianças como em Vitória da Conquista com o PMDB.

O mesmo otimismo vale para os vereadores. Na capital baiana, o partido pretende eleger oito edis. Já na coligação a meta é de 11 vereadores. Aleluia ainda disse ser possível preencher 32 cadeiras na Câmara, conforme pretende o prefeito ACM Neto com sua base.

Aleluia ainda fez críticas à condução do governador Rui Costa neste processo eleitoral. Segundo ele, Rui não tem um candidato e está usando da campanha de alguns para melhorar sua imagem para as eleições em 2018.

Confira:

Bocão News - Quais a pretensões do partido para estas eleições?

José Carlos Aleluia - A principal meta é sermos um partido com maior número de votos. Seremos o partido que teremos o maior número de votos dos baianos. Temos uma meta mais audaciosa que somados os votos dos democratas será o dobro do partido que terá mais votos que a base no governo do estado. Isso é quase certo. Com certeza seremos o maior, mas nosso objetivo é o dobro do segundo. Isso porque estamos muito bem em cidades grandes, como Salvador, onde temos o melhor prefeito do Brasil. Em pesquisas mostram que ele está perto de 70% e com certeza terá mais. Os candidatos da base do governador. O pastor e a moça do partido comunista, juntos não chegam. A eleição está muito boa em salvador. Em feira de Santana, o prefeito Zé Ronaldo está bem e terá uma eleição muito tranquila, assim como Neto. Estamos bem em outras cidades estratégias: Itabuna, onde Fernando Gomes despontam muito bem e não teremos segundo turno; Camaçari, na RMS, assim como em Candeias; em Barreiras com Tito praticamente eleito. Estamos disputando bem em Luís Eduardo Magalhães. Além do Democratas sair muito bem na eleição, os nossos aliados também sairão muito bem. Temos uma aliança sólida com o PMDB, onde temos Bruno Reis. Temos o vice de Zé Ronaldo, temos o vice em Camaçari. O PMDB está muito bem em Conquista. De modo geral estamos bem distribuídos. Em Alagoinhas também. O partido está voltando a ser um partido importante e começando com as cidades polo. Com formadores de opinião, o Democratas terá um desempenho fantástico junto o PMDB, ao PSDB, PPS, e em cada lugar temos representantes desses partidos. Ilhéus, apoiamos o PSB de Bebeto. Estamos bem diversificados.

Bocão News - Qual seria a meta então?

José Carlos Aleluia - O Democratas pode ter mais de meia centena de prefeitos

Bocão News - E qual a meta para as candidaturas de vereadores?

José Carlos Aleluia - Vamos crescer muito. Em todos os municípios nós termos candidatos. Aqui em Salvador faremos seis ou sete vereadores. Tenho meu filho, Alexandre Aleluia, que é um belo candidato e temos outros belos candidatos. Temos o Leo Prates, Mauricio Trindade, Duda Sanches, Palhinha, Julinho, Tinoco. Na coligação deveremos fazer 10 ou 11, com o PRB e o PMB. Tem nossos aliados também. O PSDB deve fazer três ou quatro.

Bocão News - A base do prefeito pretende alcançar 32 cadeiras. Qual a estratégia para chegar?

José Carlos Aleluia - Acredito que vamos chegar lá. Durante o governo de Neto ele prestigiou muito os vereadores e ele tem o que mostrar, ele deu oportunidade ao atuais vereadores e deu espaço para novos vereadores se apresentarem. Eu fui secretário de urbanismo e Neto foi capaz de fazer várias coisas com o apoio da Câmara. Fez o plano de desenvolvimento urbano. Isso é muito difícil e só com uma boa câmara isso é possível. As coligações estão bem arrumados. Além dele ser um bom administrador é um bom político. Além de uma equipe boa. Ele mesclou os cabelos brancos com os meninos novos e deu muito certo.

Bocão News - Como o senhor foi secretário de urbanismo do município, como o senhor avalia as recentes mudanças no sistema. Foi aprovado recentemente o recurso para o BRT, teremos a integração com o metrô e temos a polêmica relação com o Uber.

José Carlos Aleluia - Eu sou um homem das tecnologias. O Uber tem que ser tratado como uma questão tecnológica e não pode permitir que destrua as estruturas sociais que já existem em Salvador. Muitas famílias vivem em torno do trabalho do taxi e prestam serviços relevantes e diferenciado do Uber. O taxista está lá esperando no aeroporto, talvez o prefeito vá ajudar a dar mais tecnologia aos táxis, eles trabalham ainda sem sistema de informações. O prefeito não está analisando a regulamentação do Uber que não pode entrar desrespeitando ao que já existe na cidade.

Bocão News - O senhor realmente sentiu alguma dificuldade em relação aos recursos do governo federal?

José Carlos Aleluia - Eles não existiam. O governo federal tirava o dinheiro daqui. Não existia nada. Nem o governo estadual. As ajudas foram praticamente nulas. E o prefeito percebeu isso logo no primeiro dia e adotou uma política de austeridade nos gastos que é necessária em todo o país. Austeridade nos gastos não quer dizer cortar recursos ou que não são importantes. Neto soube fazer caixa, os prestadores de serviços sabem que vão receber. Ele negocia preços e é mão fechada.

Bocão News - E o prefeito está sendo acusado pela vice-prefeita Célia sacramento de superfaturar obras e o senhor está dizendo ao contrário, que ele mais seguro. O que o senhor acha dessas acusações?

José Carlos Aleluia - Eu via a Célia sempre nas inaugurações e sempre falando bem. Gosto tanto dela que prefiro lembrar dela assim. Sempre elogiava muito. E neto também elogiava muito. Prefiro lembrar desse tempo.

Bocão News - E essa aliança dela com o governador Rui Costa?

José Carlos Aleluia - O governador também tem seus problemas. Ele não conseguiu achar seu candidato. É difícil. Não tem nenhum candidato. Ele tem o pastor, apoia a moça do partido comunista e não apoia ninguém. Na verdade, o governador está aproveitando essa campanha para melhorar sua imagem. Se você olhar bem, na campanha da moça do partido comunista ele aproveita para melhorar a imagem dele e não a dela. Foi uma operação malsucedida. Está tentando melhorar para 2018. E toda pesquisa que cai na minha mão ele não está em primeiro lugar e está bem abaixo do primeiro lugar.

Bocão News - Falando de política nacional. O DEM tem importantes peças como o presidente da câmara dos Deputados e foi importante no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O senhor acredita que esse seja o melhor momento?

José Carlos Aleluia - O partido quando o PT assumiu nós tínhamos 106 deputados. Tomamos a decisão de fazer oposição crítica, propositiva. Quando teve o mensalão não quisemos entrar na discussão do impeachment, o partido se manteve coerente, e é contra essa gastança. O PT deixou o país quebrado. O partido se posicionou bem, as lideranças do partido são respeitadas. Temos um jovem na Câmara. O menino é muito centrado. Estamos bem na Bahia, em São Paulo, em Goiás, Amazonas. Nacionalmente vai crescer. Mais o importante agora é apoiar a redução de custos. Não queremos nada. Nós queremos mais despesas em educação, mais em saúde, mais em segurança pública e menos desperdício e gente recebendo salário exorbitante tem gente querendo ganhar salário de 35 mil reais por mês. Isso não dá porque o povo está na rua desempregado e quem gera o desemprego é o gasto excessivo do governo. E neto conseguiu trabalhar em cima da austeridade. O governador está desesperado, colocando no grupo que vai entrar em calamidade.

Bocão News - Mas em contradição, Salvador é a capital com maior número de desempregados. É uma disparidade. O que fazer para mudar?

José Carlos Aleluia - Precisa-se criar um ambiente favorável de negócio. Infelizmente para registrar uma empresa em Salvador não se faz em menos de 30 dias, por mais simples que seja. Então é preciso criar um ambiente favorável. Todos os órgãos melhorarem o atendimento. E depois o Brasil precisa melhorar. Como você vai abrir uma empresa se só tem predadores em cima da empresa? Tem que ter garantia real, juros estão altos, inadimplência elevada. Não adiante querer resolver o problema do desemprego gerando apenas emprego público. Salvador precisa ter investimentos, mas é preciso ter ajuda do governo do estado e federal. O ambiente para investimento de um modo geral está muito ruim. Toda a burocracia monta na empresa.

Bocão News - Como o DEM se posiciona em relação a algumas mudanças trabalhistas. Temos sindicatos realizando paralisações contra o que chamam de defesa aos direitos trabalhistas. Qual a posição do partido?

José Carlos Aleluia - Sindicato é ligado a partidos políticos. Não tem nenhum projeto tratando de direitos trabalhistas. Não há nenhum projeto na Câmara dos Deputados. Não trataremos desse assunto. O que estamos tentando na câmara é aprovar uma proposta de emenda constitucional que limita os gastos do governo federal, e os estados estão querendo entrar também, possa continuar pagando as contas. Isso quer dizer limitar o aumento para algumas categorias que já estão ganhando muito. Não tem então nenhuma discussão sobre direitos trabalhistas. É tudo farsa de quem ficou o tempo todo acobertando o petróleo e o mensalão. Sindicatos que estavam insatisfeitos porque eram conselheiros ganhando fortunas e agora perderam a boquinha.

Bocão News - Lula virou réu na Operação Lava Jato. O que o senhor achou da decisão?

José Carlos Aleluia - Eu acho que Lula tem o direito de se defender. Só não concordo que ele desqualifique a Justiça brasileira. Não concordo com as ideias do presidente. Fez muitas equivocadas sobretudo na escolha de Dilma Rousseff. O governo dele foi muito ruim. O primeiro teve até algumas coisas boas, que eu até apoiei. Quando Dilma começou esse último governo eu apoiei e fui muito criticado por ter apoiado algumas medidas econômicas, mas ela não conseguiu fazer porque o partido dela não deixou.

Bocão News - Falando em eleições 2018. O senador Ronaldo Caiado é mesmo o nome do partido?

José Carlos Aleluia - Sim, ele é o nome. Os nomes são as maiores lideranças do nosso partido hoje. Temos Ronaldo Caiado, o próprio ACM Neto, respeitado por todos do partido e do Brasil. Tem Rodrigo Maia também. Nós vamos jogar o jogo da sucessão. Mas não temos compromisso, a priori, com ninguém. Nosso compromisso hoje é ajudar o Brasil. Significa ajudar a combater a crise econômica. É preciso diminuir o desemprego, controlar a inflação. É necessário fazer concessões. O PT fez concessões, de maneira acanhada, mas fez. É preciso fazer mais. Trazer mais investimentos privados. Nosso compromisso é com o curto prazo.

Bocão News - Para finalizar, vamos falar da polêmica que envolve seu filho, Alexandre Aleluia. Recentemente noticiamos que o diretório nacional do DEM encaminhou R$ 90 mil para a campanha e causou ciúmes em vereadores que não receberam esse valor. Porque houve esse direcionamento?

José Carlos Aleluia - Não só meu filho recebeu, outros também receberam. Alguns um pouco menos outros um pouco mais. Eu pedi que o diretório fizesse porque ele tem os mesmos pensamentos que eu. Alguns que reclamam é porque não querem renovação. Querem manter o lugarzinho deles. É preciso abrir espaço para novos. O partido precisa se renovar. Os que ajudei é porque possui valores, os que não ajudei não possuem. Até porque na eleição para deputado não entenderam que tinham valores iguais aos meus. Eles deveriam estar pedindo a quem eles fizeram aliança e não a mim. O deputado pode pedir ajuda a quem ele se identifica. Leo Prates foi um deles.

Bocão News - Isso não causa um desequilíbrio dentro do próprio partido, já que se tem fora dele?

José Carlos Aleluia - Mas a vida é assim. Se você tem um poder não consegue ajudar a todos. Ajuda a uns e os outros em outra oportunidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags