Eleições

Eleições 2016: Da Luz diz que não existem crimes homofóbicos

Publicado em 16/08/2016, às 00h00   Juliana Nobre e Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

Por: Chayenne Guerreiro e Juliana Nobre - Fotos: Vagner Souza/Bocão News

Em sua sétima candidatura, três delas como candidato a prefeito de Salvador, Rogério Tadeu da Luz (PRTB) está há 17 anos em Salvador, cidade onde é cidadão honorário desde 2006. Da Luz é o primeiro entrevistado da série com os candidatos a prefeito de Salvador pelo Bocão News.Candidato com apenas 10 segundos na propaganda eleitoral, Da Luz diz não se preocupar com a pouca exposição que terá, mas apesar disso se queixa da reforma eleitoral. Polêmico, apresenta suas propostas para Saúde, Educação, Gestão, e afirma que tratará a população igualmente. Aponta que não existem crimes homofóbicos, é contra o Uber, quer criar colégios militares e o monotrilho.

Confira:

Bocão News - Com a nova reforma eleitoral, sem o financimento privado de campanha, como os partidos menores conseguirão fazer uma campanha mais igualitária com as legendas maiores?

Rogério Da Luz: Eu nunca tive dinheiro nenhum, então o fim do financiamento de campanha pela iniciativa privada não vai me atingir. A minha preocupação não é a minha candidatura e sim das outras porque se não vai poder oficializar gastos o risco é que se vá tudo para o caixa dois e ele pode ser utilizado para comprar votos. A população tem que aprender que os 100 reais que ele recebe, depois ele fica sem educação, sem saúde, sem transporte.

Bocão News - Você se candidata todos os anos, mas tem baixa adesão nas urnas, por que você acredita que isso acontece?

RDL - O fato de não ter esse retorno de votos é por conta da falta de estrutura. Eu não tenho muro pintado, não tenho toldo, carro de som, material. Como vou fazer para passar a minha mensagem para a população? A baixa votação que você diz eu considero alta, por ter tido mais de 30 mil votos, por saber que pelo que se investiu, meu voto foi o mais barato, de pessoas que acreditaram que a gente pode fazer diferente.  Agora nessa eleição, com as mudanças que ocorreram, eu espero que as pessoas aprendam com os erros do passado, por que esses políticos corruptos que estão ai eles não caíram de paraquedas, foram votados. E as pessoas reclamam: político é tudo ladrão. Eu não! Eu nunca fui eleito, nunca roubei. Agora tem gente que tem um histórico de roubos na família, desde o avô, um passando para o outro. Eu sou diferente, minha família valoriza a decência, a honestidade.

Bocão News - Você tem um posicionamento não muito progressista no que diz respeito as liberdades individuais. Se for prefeito como vai lidar com a comunidade LGBT, com as minorias?

RDL - Eu não tenho preconceito de nada. Não vejo diferença entre um hétero e um gay, negro e um branco, mulher e homem, rico ou pobre. Não vejo, não prego e não aceito quem prega diferença nesse sentido, como: vamos dividir a sociedade para poder governar. Nós somos um só, um país só. Eu não posso olhar para um homossexual e imaginar que atrás dele tenha um comportamento assim ou assado, ou ele gosta disso ou daquilo. Todos somos filhos de Deus e temos que ser tratados com igualdade. A divisão causa ódio nas pessoas.

Bocão News - Você acredita que a luta por igualdade é algo descartável? 

RDL - Esse tipo de tratamento que está sendo criado, está criando também um abismo que não tinha antes. Antigamente não se tinha tanto preconceito e tanta briga. Você dizer que alguém é da Elite é um preconceito tão qual dizer que alguém é pobre. Se criou a palavra homofobia que não é crime, não está caracterizada como crime e as vezes se fala assim: a pessoa matou só por que a pessoa era gay, aí você vai ver que os que morreram ali, uma boa parte foi latrocínio, que a pessoa estava as três horas da manhã em uma esquina escura esperando para fazer programa e foi assaltada e acabaram matando a pessoa, isso não é homofobia. Não há uma necessidade de criar uma nova vertente. Aquele restinho que sobrou, matou uma pessoa por que não gostava de gay, mas ai você vai ver que tem o outro que matou por um era corintiano e ele não gostava.

Bocão News - Você sai esse ano sem apoio de outros partidos na sua base. Isso vai interferir no seu mandato caso seja eleito?

RDL - Eu sou o único candidato sem base governista. Para mim é mais fácil, para eu ter apoio tenho que dar cargos de 16 mil reais, dessa forma você já inviabiliza o governo. Quero cortar todos os cargos de indicação política e valorizar o servidor público. Hoje um funcionário público não consegue ser diretor por que todos os cargos altos ficam para os conhecidos dos políticos. Qual estimulo um funcionário público de carreira tem se ele não vai poder ascender na sua carreira? Não vou diferenciar político, não quero saber de que base ele é. Vou atender todos igualmente. Vou trabalhar com 43 vereadores, não vou olhar partido. Todos têm direito de levar projetos para sua base. Vou fazer parcerias de obras. Quando eu entrar com um projeto para Salvador quero ver como um vereador vai votar contra.

Bocão News - Na atual gestão você concorda com algo? O que faria diferente?

RDL - O atual gestor disse que Salvador podia andar com as próprias pernas, isso quer dizer as nossas pernas. Para Salvador andar com as próprias pernas ele quebrou as nossas, com a indústria de multas, com o aumento do IPTU. Nós vamos cancelar todas as multas eletrônicas, as que não foram dadas por um agente de trânsito, que não educou o cidadão, que era o real sentido, hoje multa virou sinônimo de arrecadação. Vamos voltar o IPTU aos valores antigos. Fazer um levantamento correto em relação a tabela do valor venal e cobrar justamente. Tem gente que pagava 40 mil reais de IPTU e hoje paga um milhão, isso é irreal.

Bocão News - Se o senhor vai acabar com os radares e amultas da cidades, rever o IPTU, qual será sua política de arrecadação?

RDL - Para que arrecadar tanto? A obra do Rio Vermelho custou R$ 70 milhões, onde que tem esse valor em duas pracinhas e uns bloquinhos na rua? Dinheiro não é capim não. São R$ 70 milhões jogados no lixo, dados ao proprietário de uma empresa que está preso, um criminoso. Temos que arrecadar com moderação e gastar com moderação. Quando eu cobro altos impostos tiro o dinheiro do ambulante, do dono de bar, do trabalhar e dou para prefeitura gastar que nem um burguês, rasgando dinheiro. Deram a Lapa para a empresa do marido da prima do prefeito, sem nenhuma empresa participar da licitação.

Bocão News - Na eleição passada o senhor era contra o Metrô, a opinião continua?

RDL - Eu falei na eleição passada que o metrô ia destruir todo o canteiro central da Avenida Paralela e agora não tem mais o que fazer. Hoje o meu projeto é levar o aerotrem da Calçada a Paripe. Quero fazer calçadões, ciclovias para que a população consiga usufruir da praia. Quero elogiar a velocidade que está sendo construída o metrô, diferente de quando estava com a prefeitura. Eles fizeram algo que eu pretendo fazer nas minhas licitações: tempo e preço. Já que eles já destruíram a mata que aliviem o trânsito então.

Bocão News - O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e a Lei de Ordenamento de Uso do Solo foram aprovadas recentemente. O senhor concorda com elas? Mudaria algo? Por que?

RDL - Não concordo com o modelo do PDDU, quando você amplia os prédios você vai criar sombreamento nas praias. É um bom motivo para tirar esses vereadores que aprovaram isso. Eu li a LOUOS e o PDDU e se eleito pretendo mudar. 

Bocão News - É a favor ou contra o Uber?

RDL - Sou a favor do Uber de carro blindado, limusine, helicóptero, agora criar um Uber X para colocar carro popular e destruir uma categoria firmada como os taxistas, que já tem suas regras, não posso ser a favor. Quando se fala em mudar uma categoria já consolidada, eu sou contra.consolidada, eu sou contra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags